Não conheci outro mundo por querer: conheça os animes 'Isekai'
Se a vida real fosse como nos animes, a maior causa de óbitos no Japão seria atropelamentos, afinal, uma quantidade considerável de histórias se inicia com um protagonista sendo morto por um caminhão desgovernado. O "isekai" é uma tendência no mundo dos animes há alguns anos, e se trata de histórias escapistas sobre pessoas transportadas para mundos mágicos em que elas têm habilidades especiais e conseguem fazer a diferença naquela sociedade.
Como começou essa tendência?
A palavra "isekai" significa "outro mundo" em português, e tem sido usada na última década para histórias de protagonistas enviados para uma realidade alternativa. Uma das responsáveis por popularizar isso nos animes foi "Sword Art Online", série na qual o personagem principal está preso em um jogo online e quer sair dali. Os "isekais" são muito fortes em light novels (livros de leitura rápida) e web novels (livros online), que alongam essas histórias em folhetins intermináveis para a alegria dos leitores.
As histórias, geralmente, iniciam com a morte do protagonista e, em muitas delas, há uma reencarnação em outro mundo (às vezes no corpo de uma criança ou bebê, como em "The World's Finest Assassin Gets Reincarnated in Another World as an Aristocrat"). Há também as tramas nas quais o protagonista é enviado para outro mundo com o mesmo corpo da Terra (como em "RE:Zero"), tal qual as histórias nas quais o protagonista reencarna no corpo de uma criatura.
Em "That Time I Got Reincarnated As a Slime", o protagonista volta como um slime e em "So I'm a Spider, So What?", a personagem principal reencarna como uma aranha. Já em "Reborn As a Vending Machine, I Now Wander the Dungeon" traz um humano se transformando em uma máquina de vender salgadinhos (!). Repare que é bem comum "isekais" terem títulos imensos e autoexplicativos, um truque para o leitor saber bem do que se trata a história só lendo o nome da obra.
E há tanta história "isekai" que já foi criado até o "isekai reverso", histórias com personagens de outro mundo vindo parar no nosso planeta. O recente "Sasaki and Peeps" coloca um mago reencarnando como um passarinho de estimação de um homem de meia-idade no Japão, isso sem contar a adorada série "Miss Kobayashi's Dragon Maid" sobre uma garota dragão que passa a morar com uma humana.
Mas as histórias "isekai" estão longe de ser algo exclusivamente japonês. Quando se pensa na premissa básica do gênero (pessoa transportada para outro mundo), encontramos alguns exemplos antigos na cultura ocidental, como o romance "Alice no País das Maravilhas", de Lewis Carroll, ou mesmo "A Divina Comédia", de Dante Alighieri. Até mesmo a história folclórica japonesa de Urashima Taro, aquela sobre o pescador que salva uma tartaruga e é convidado a conhecer o fundo do mar, tem uma pitada de "isekai".
"Isekai" era um tema recorrente de animes antes mesmo da popularização recente. Como não enxergar "Digimon", "El Hazard", "Guerreiras Mágicas de Rayearth" ou "Shurato" como histórias desse gênero? Se alargarmos um pouco mais o conceito, podemos colocar até mesmo "Inuyasha" e sua viagem temporal como um representante dos "isekai". Mas se antes havia o conflito do personagem querendo retornar, hoje em dia a coisa parece diferente.
Uma das características mais curiosas dos "isekais" atuais é o fato de o personagem não necessariamente querer voltar para seu mundo. Isso tem a ver com o caráter de muitas das narrativas. O isekai é uma obra escapista na qual a ida a outro universo é considerada uma libertação do nosso mundo horrível. E o fato de os personagens terem habilidades únicas nesses mundos paralelos pode ser interpretado como um desejo daquela pessoa em ser especial e fazer a diferença em um mundo que o entende.
Caso deseje se aventurar por esse gênero tão popular, veja sugestões:
"That Time I Got Reincarnated As a Slime". Assalariado é esfaqueado por colega de trabalho e reencarna em outro mundo como um slime, uma das criaturas mais fracas. Pelo menos ele tem uma habilidade especial poderosa. Disponível na Crunchyroll, com dublagem e legenda.
"RE:Zero". Jovem adulto desempregado é enviado para mundo de fantasia e se apaixona perdidamente por uma mulher. Infelizmente seu poder especial nesse mundo é o "retorno da morte", pois ele volta no tempo cada vez que é morto, e aí tem chance de fazer as coisas de uma forma que ele não precise morrer. Disponível na Crunchyroll, com dublagem e legenda.
"Ascendance of a Bookworm". Adolescente é soterrada por livros durante um terremoto e reencarna em um mundo de fantasia no qual livros são raros. Ela usa seus conhecimentos para criar um mercado editorial acessível. Disponível na Crunchyroll com legenda.
Newsletter
SPLASH TV
Nossos colunistas comentam tudo o que acontece na TV. Aberta e fechada, no ar e nos bastidores. Sem moderação e com muita descontração.
Quero receber"My Next Life As a Villainess: All Routes Lead to Doom!". Garota fã de jogos de namoro vai parar dentro de seu game favorito no papel da vilã Catarina Claes. Já sabendo que sua personagem será morta no fim da história, agora ela precisa fazer de tudo para mudar o destino traçado pelo roteiro da trama. Disponível na Crunchyroll, com dublagem e legenda.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.