Como aberturas de anime estão flertando com o TikTok
Entre um vídeo de receita de sanduíche de frango e um gatinho saltando obstáculos, o Tiktok pode ter colocado na sua timeline um vídeo com pessoas dançando uma coreografia simples, balançando os punhos fechados ao som de "Bling-Bang-Bang-Born" do grupo japonês Creepy Nuts.
A música de batida bem única foi usada como tema da segunda temporada de "Mashle: Magia e Músculos" e mostra uma tendência que será cada vez mais comum: músicas de anime tentando virar trend no TikTok.
Não demorou muito para que a nova abertura de "MASHLE" repercutisse nas redes sociais.
Além de apostar em um vídeo de introdução bem inusitado para o padrão dos animes atuais, a série colocou um trecho com o protagonista Mash repetindo uma dancinha bem fácil de realizar: basta fechar os punhos e balançar de um lado para o outro, para cima e para baixo. A abertura ainda "multiplica" o personagem várias vezes durante a coreografia, grudando na cabeça.
@_chiyuu_ ??????????????? #mashle #mashleanime #animetiktok #anime ? Bling-Bang-Bang-Born - Creepy Nuts
Não é um erro apontar essa estratégia de "MASHLE" como algo proposital.
O Tiktok já está transformando a forma como consumimos música, até porque os produtores enxergaram nas tendências do app (ou "trends") uma forma de divulgar novas canções. Conseguir viralizar um trecho de poucos segundos em alguma corrente com muitos engajamentos é o bastante para projetar uma música para um número gigante de pessoas.
Na verdade "MASHLE" está só tentando repetir o fenômeno que foi "Idol", música do duo Yoasobi lançada em 2023.
A música foi o tema de abertura do anime "Oshi no Ko", um drama sobre os bastidores do mercado fonográfico japonês, e a música explodiu.
Já em seu primeiro mês, "Idol" se tornou um recorde em visualizações para os padrões japoneses. Rapidamente o trecho do refrão se transformou em uma corrente no Tiktok, com uma coreografia livremente inspirada nas cenas exibidas na abertura. Foi o bastante para "Idol" tomar o mundo: além de bater recorde na lista da Billboard japonesa, a canção se tornou a música japonesa mais bem-sucedida no ranking global.
@ranchan_pink ???????????ver???????????????????????????????????????@KOTARO IDE / Anime Dance @fUUyAN #???? #???? #idol #yoasobi #animedance ? ???? - YOASOBI
O sucesso foi tanto que Yoasobi ganhou uma apresentação especial no "Kohaku", uma espécie de "Show da Virada" do Japão exibido pela NHK com competições musicais entre dois times de cores diferentes. Durante a performance de "Idol" ao vivo, a tal competição de cantores foi deixada de lado e dezenas de artistas japoneses se revezaram no palco, alguns repetindo passos de dança que viralizaram no Tiktok. Foi uma grande celebração ao sucesso da música em um dos horários de maior visibilidade da televisão japonesa.
Como a música "Idol" estava diretamente atrelada ao anime "Oshi no Ko", acabou sendo uma via de divulgação dupla. Ao mesmo tempo que Yoasobi ganhava mais reconhecimento, o anime também foi repercutido. Não se sabe o quanto isso pode ter influenciado no resultado geral, mas vamos lembrar que "Oshi no Ko" foi um dos fenômenos de 2023 nos animes.
Newsletter
SPLASH TV
Nossos colunistas comentam tudo o que acontece na TV. Aberta e fechada, no ar e nos bastidores. Sem moderação e com muita descontração.
Quero receberEmbora o sucesso de "Idol" tenha feito muita gente abrir o olho para danças em aberturas de anime, essa característica é tradicional no meio. O já citado "MASHLE" trazia no encerramento da primeira temporada uma coreografia para a música "Choux Cream Funky Love" (do grupo Philosophy no Dance) na qual os personagens faziam uma dança que simulava preparar uma sobremesa.
Mas se formos lá para trás vamos encontrar outras danças icônicas dos animes, como é o caso de "Hare Hare Yukai", o encerramento de "The Melancholy of Haruhi Suzumiya". Nesse clipe animado de 2006 assistimos aos personagens principais da série realizando uma coreografia que viralizou no meio otaku. Na internet, "Hare Hare Yukai" ganhou força sendo reproduzida por fãs em sites como o YouTube e Nico Nico Douga, muito antes de qualquer TikTok surgir.
Danças também são comuns em animes voltados ao público infantil, como é o caso dos encerramentos da franquia "Pretty Cure" e de "Yo-Kai Watch". Nesse caso são coreografias mais fáceis, prontas para as crianças imitarem em casa sem muitas dificuldades.
Seja por motivos de divulgação ou tradição, podemos esperar mais coreografias aparecendo nos nossos animes.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.