Pedro Bial acusa Meta de permitir crime de falsificação; empresa responde
Pedro Bial publico um vídeo em seu Instagram no qual ele acusa a Meta, empresa dona do Facebook e do Instagram, de crime de falsificação publicitária.
Segundo o apresentador, a companhia aporia golpes com o uso de inteligência artificial. Ele explica que, nos últimos meses, surgiram propagandas de um "produto milagroso contra a calvície" na qual veicula imagens de Bial manipuladas.
Já vem há alguns meses circulando um vídeo na internet deep fake da minha pessoa anunciando um suposto produto milagroso contra a calvície. A fraude não é tão bem feita, mas é o suficiente para enganar muita gente. E não há dia que passe que não receba o alerta de amigos e conhecidos, todos revoltados com essa falsificação publicitária.
Pedro Bial
O jornalista afirma já ter acionado a empresa de Mark Zuckerberg e alertou sobre os crimes cometidos com o uso de sua imagem sem autorização, mas não teve retorno. "Eu também estou na Justiça contra os tais fabricantes do remédio milagroso, sigo os passos lentos dos processos jurídicos, enquanto —na internet— a coisa só piora".
Então hoje eu acuso, acuso de cumplicidade nesse crime de falsificação, fraude e charlatanismo a Meta, empresa dona do Instagram e do Facebook. Eu acuso! Pois é um crime. E um crime para se realizar precisa de três fatores: a motivação para praticá-lo, mais os meios e oportunidades para tal. Pois bem, se a motivação é dos mercadores do falso remédio, o meio e as oportunidades são oferecidas pela Meta, que ainda lucra, ganha grana com esse golpe.
Pedro Bial
Pedro Bial lembra também que o médico Drauzio Varella passa pela mesma situação. No caso do oncologista, sua imagem é ligada a questões de saúde pública.
Splash entrou em contato com a Meta para questionar sobre o assunto. A empresa, por meio de seu porta-voz, enviou a seguinte nota:
"Atividades que tenham como objetivo enganar, fraudar ou explorar terceiros não são permitidas em nossas plataformas e estamos sempre aprimorando a nossa tecnologia para combater atividades suspeitas. Também recomendamos que as pessoas denunciem quaisquer conteúdos que acreditem ir contra os Padrões da Comunidade do Facebook, das Diretrizes da Comunidade do Instagram e os Padrões de Publicidade da Meta através dos próprios aplicativos", Porta-voz da Meta.
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