'A gente se perdeu': Pasquim admite final confuso de 'Kubanacan' há 20 anos
Marcos Pasquim interpretou o protagonista Esteban na novela "Kubanacan", que teve último capítulo exibido pela Globo em janeiro de 2004. Ele afirmou concordar com críticas à trama exibida há 20 anos.
O que disse Marcos Pasquim
Ator admitiu que novela terminou confusa mesmo com sucesso na época. "Hoje, 20 anos depois, concordo com as críticas. [...] Eu acho que ela é um sucesso atemporal. Sobre ela ter ficado confusa, acredito que foi mais para o final", disse em papo exclusivo com Splash. Hoje, "Kubanacan" ainda é constantemente citada nas redes sociais devido aos memes envolvendo o "pescador parrudo", apelido do personagem.
Marcos Pasquim teve dificuldades com ritmo de gravações. "A novela teve muitos capítulos. Não gravamos a novela como as pessoas assistem. A gente grava por cenário. Então, aquele cenário está pronto, gravamos o capítulo 10, o 15, o 22 e o capítulo 18 daquele cenário. Não existe um cronograma e a novela era muito rápida, várias coisas aconteciam em uma semana".
Se você perdesse um capítulo, já não sabia mais o que estava acontecendo no capítulo seguinte, porque o personagem ia para muitos cenários. Chegou um momento na novela que eu já não sabia mais onde eu estava, para onde eu ia, para onde eu voltava. Era complicado.
Marcos Pasquim
Final da novela surpreendeu ator. "Eu tinha que prestar muita atenção para não me perder. [...] O personagem vinha do futuro. Aí a gente se perdeu. Eu já não sabia mais nem quem eu era. Achei genial, sabe? Achei à frente do tempo", completou Pasquim.
Protagonizar novela foi "cansativo", segundo Pasquim. "Era muito verborrágica e corporal ao mesmo tempo. Uma comédia de situação. Eram vários personagens e todos eles brigavam muito, corriam muito, falavam muito. Foi um ano de trabalho só fazendo e pensando na novela. Eu respirava, comia e só pensava em 'Kubanacan'."
Novela de Carlos Lombardi envolve viagens no tempo, golpe de estado e protagonista que perdeu a memória. Pasquim chegou a interpretar cinco personagens para contar a história de Esteban, que surgiu no mar e sem memória em Kubanacan — Ilha do Caribe que contava com duas cidades principais: Santiago, região de pescadores, e La Bendita, centro urbano.
Esteban se apaixonou por Marisol (Danielle Winits) no início da trama. Após uma passagem de tempo, o personagem é perseguido por seu passado e, durante sua fuga, conhece Lola (Adriana Esteves) — personagem que o ajuda a buscar informações sobre o seu passado.
Ator exaltou relação com Adriana Esteves, Vladmir Brichta e Danielle Winits nos bastidores. "Não podemos esquecer que era uma comédia de ação e romântica ao mesmo tempo. A gente se divertia muito. Acho que um dos fatores do sucesso da novela é que a gente conseguia passar para o público essa nossa alegria e diversão para as cenas."
Marcos Pasquim aceitaria participar de remake de "Kubanacan". "Acho que quando o meu personagem virou fantasia de carnaval, mostrou que a novela fazia sucesso e que eu estava famoso. Foi muito legal ver as pessoas se vestindo de Esteban."