Além de 'O Menino e a Garça': quais animes que já concorreram ao Oscar?

Com a indicação de "O Menino e a Garça" ao Oscar de Melhor Animação em 2024, Splash reuniu a lista dos outros animes que também já concorreram na categoria, mesmo que não tenham levado uma estatueta para casa. Vamos à lista:

Anime A Viagem de Chihiro
Anime A Viagem de Chihiro Imagem: Reprodução/Studio Ghibli

"A Viagem de Chihiro"

O primeiro anime a vencer na categoria de Melhor Animação foi "A Viagem de Chihiro", de Hayao Miyazaki. O longa conta a história de Chihiro, uma garota curiosa que passa a trabalhar na casa de banhos de uma bruxa após seus pais serem transformados em porcos.

De uma forma muito lúdica o diretor consegue abordar temas delicados como a falta de independência da juventude, a importância dos laços familiares conscientiza sobre a importância do meio ambiente.

"A Viagem de Chihiro" foi o filme de maior bilheteria no Japão por quase duas décadas, perdendo a coroa somente em 2020 com o sucesso de "Demon Slayer: Mugen Train" durante o primeiro ano de pandemia.

Anime O Castelo Animado
Anime O Castelo Animado Imagem: Reprodução/Netflix

"O Castelo Animado"

Nem só de histórias originais vive o estúdio Ghibli, pois este é baseado em um romance escrito pela autora britânica Diana Wynne Jones.

A trama começa quando a jovem Sophie é transformada em uma senhora idosa de 90 anos por uma bruxa, e aí ela passa a morar em um castelo ambulante habitado por criaturas fantásticas e pelo feiticeiro Howl. Como é de se esperar de um longa do Miyazaki, muitos temas são abordados aqui, como a questão dos idosos e da modernidade.

Continua após a publicidade

Embora rolasse uma esperança de vitória devido ao Oscar de "A Viagem de Chihiro", "O Castelo Animado" acabou perdendo para "Wallace & Gromit - A Batalha dos Vegetais".

Anime Vidas ao Vento
Anime Vidas ao Vento Imagem: Divulgação/Studio Ghibli

"Vidas ao Vento"

Anunciado como a despedida de Hayao Miyazaki dos filmes (ideia que ele abandonaria para fazer "O Menino e a Garça"), "Vidas ao Vento" é uma história que reúne algumas das paixões do diretor, como a aviação.

O filme é uma biografia de Jiro Horikoshi, engenheiro que cuidou da produção de aviões durante a 2ª Guerra Mundial. Com uma pitada de elementos mágicos, Miyazaki conta a trajetória profissional do protagonista, além de mostrar sua paixão por Naoko. Uma curiosidade é que a voz original do personagem na versão japonesa foi feita por Hideaki Anno, criador de "Neon Genesis Evangelion".

O suposto último filme de Hayao Miyazaki não levou o Oscar de Melhor Animação, perdendo para o fenômeno "Frozen - Uma Aventura Congelante".

Continua após a publicidade
Anime O Conto da Princesa Kaguya
Anime O Conto da Princesa Kaguya Imagem: Reprodução/Studio Ghibli

"O Conto da Princesa Kaguya"

Lançado em 2013 com direção de Isao Takahata (de "Túmulo dos Vagalumes"), o longa é uma releitura do conto folclórico japonês da garota nascida dentro de um bambu.

Com uma animação deslumbrante e fugindo do estilo tradicional do estúdio Ghibli, o filme acompanha a vida e os dramas da princesa Kaguya, mostrando sua vida no castelo e a busca da família por pretendentes.

O longa-metragem não levou o Oscar, perdendo para "Operação Big Hero".

Anime Memórias de Marnie
Anime Memórias de Marnie Imagem: Reprodução/Studio Ghibli
Continua após a publicidade

"Memórias de Marnie"

Mais um filme do estúdio Ghibli, mas dessa vez dirigido por Hiromasa Yonebayashi (de "Mary e a Flor da Feiticeira"). A base da vez é o romance "When Marnie was There" de Joan G. Robinson, um dos favoritos de Hayao Miyazaki.

O filme conta a história de Anna, uma garota que adora desenhar. Infelizmente ela tem uma saúde delicada, e por isso ela vai morar com os tios longe da cidade. Em um passeio ela conhece Marnie, e as duas criam um forte laço de amizade.

O filme acabou perdendo o Oscar para "DivertidaMente" da Disney.

Anime Mirai do Futuro
Anime Mirai do Futuro Imagem: Divulgação/Studio Chizu.

"Mirai do Futuro"

O único filme da lista que não foi produzido pelo estúdio Ghibli é "Mirai do Futuro", dirigido por Mamoru Hosoda. O profissional tem se destacado nos últimos anos com filmes animados como "Belle" e "O Rapaz e o Monstro", além de ser conhecido por filmes mais pipoca como "Digimon: O Filme" e "Summer Wars".

Continua após a publicidade

O longa "Mirai do Futuro" começa quando uma criança chamada Kun viaja a um jardim mágico. Lá ele conhece Mirai, sua futura irmã adolescente. Ambos começam a viajar através de várias épocas, com o objetivo de conhecer seus parentes.

O filme acabou perdendo para "Homem-Aranha no Aranhaverso".

Siga o Splash no

Deixe seu comentário

Só para assinantes