Ela já foi a 'Betty, a Feia', e hoje concorre ao Oscar 2024 por 'Barbie'
America Ferrera, 39, surpreendeu o público ao ser indicada para o Oscar 2024 de Melhor Atriz Coadjuvante, por sua interpretação da personagem Gloria, em "Barbie".
Esta é a primeira vez da artista concorrendo no prêmio máximo do cinema mundial, mas está não é a sua estreia em premiações. Ela já venceu um Emmy Award, um Globo de Ouro e um Screen Actors Guild Award (SAG).
Durante o Critics Choice Awards 2024, ela foi homenageada por Margot Robbie com o prêmio SeeHer.
America e eu atuamos juntas e nós somos amigas, então em posso dizer que ela é autêntica em tudo o que faz. Suas palavras e sua atuação impactaram o mundo, ela fala a verdade e nos pede para irmos além no mundo e dentro de nós mesmos.
Margot Robbie
Durante seu agradecimento, a atriz falou sobre ser descendente de hondurenhos trabalhando em Hollywood. "Parecia impossível que qualquer pessoa pudesse ter uma carreira interpretando personagens latinas. Nós [eu e minhas colegas latinas] pudemos trazer personagens de muitas dimensões, que eu não vi quando eu era criança. Agora, vejo elas se expandindo na próxima geração."
America Ferrera virou assunto ao protagonizar um discurso sobre ser mulher na sociedade durante "Barbie". "É literalmente impossível ser uma mulher. Você é tão linda e tão inteligente, e me mata que você não se ache boa o suficiente. Tipo, temos que sempre ser extraordinárias, mas de alguma forma estamos sempre fazendo isto errado", diz parte do monólogo.
Quem é America Ferrera
Nascida em 18 de abril de 1984, a atriz é americana, mas seus pais são hondurenhos. Ela desenvolveu interesse em atuar desde muito jovem, trabalhando em diversas produções teatrais em sua escola.
Carreira
Seus primeiros trabalhos de sucesso foram "Quatro Amigas e um Jeans Viajante" (2005) e como a protagonista da série "Betty, A Feia", pela qual venceu um Globo de Ouro, um SAG e um Emmy Award. A revista Time nomeou-a como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo em 2007.
Ela também dubla a personagem Astrid Hofferson na franquia de sucesso "Como Treinar o Seu Dragão". Ferrera também esteve na série, que foi ao ar de 2015 até 2021.
Outra produção de êxito da atriz foi "Superstore", onde protagonizou e também foi coprodutora. Na série de comédia, ela viveu Amy Dubanowski. A produção chegou ao fim em março de 2021.
Newsletter
SPLASH TV
Nossos colunistas comentam tudo o que acontece na TV. Aberta e fechada, no ar e nos bastidores. Sem moderação e com muita descontração.
Quero receberVida Pessoal
A atriz conheceu o ator e escritor Ryan Piers Williams na Universidade do Sul da Califórnia. Os dois ficaram noivos em junho de 2010, e se casaram em 27 de junho de 2011.
Em 31 de dezembro de 2017, Ferrera e Williams anunciaram estarem esperando seu primeiro filho. Em 29 de maio de 2018, ela deu à luz um menino, Sebastian Piers Williams.
Ativismo
Em 21 de janeiro de 2017, America Ferrera foi a oradora de abertura da Marcha das Mulheres em Washington. Ela também falou no protesto "Families Belong Together" em 30 de junho de 2018.
A atriz participou da campanha #MeToo, e revelou publicamente ter sido assediada sexualmente quando tinha 9 anos. Em janeiro de 2018, foi uma das fundadoras do fundo de defesa legal "Time's Up".
Oscar 2024
A artista foi indicada ao Oscar como Melhor Atriz Coadjuvante por "Barbie", mas ficou triste. Em entrevista à Variety, ela disse estar "incrivelmente desapontada" por Greta Gerwig não ter sido indicada para Melhor Direção e Margot Robbie para Melhor Atriz.
Greta fez quase tudo que um diretor poderia fazer para merecer isso. O que Margot alcançou como atriz é realmente inacreditável. Uma das coisas sobre Margot como atriz é como ela faz tudo parecer fácil.
America Ferrera continuou e defendeu a amiga. "E talvez as pessoas tenham se enganado ao pensar que o trabalho parece fácil, mas Margot é uma mágica como atriz na frente da tela, e foi uma das honras da minha carreira poder testemunhar o desempenho incrível que ela fez."
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.