Menos sangue, novos personagens: as mudanças no início de 'Renascer' 2024
O esperado remake de "Renascer" estreou na segunda-feira (22), na Globo, e promete mudanças na narrativa para atualizar algumas tramas 30 anos depois de sua exibição original. A estreia, inclusive, já mostrou algumas alterações.
A cena em que José Inocêncio tem a pele arrancada era mais dramática e mostrava mais sangue na primeira versão, quando o personagem foi vivido por Leonardo Viera. Agora, na versão de 2023, interpretado por Humberto Carrão, a cena foi menos pesada, mas cumpriu o mesmo papel para o desenrolar da história.
O Rachid encontrando José Inocêncio nas duas versões de #Renascer. pic.twitter.com/LlS0yYvNUu
? Sérgio Santos (@ZAMENZA) January 23, 2024
Maria Fernanda Cândido ganhou uma personagem inédita, a Cândida, viúva de um fazendeiro da região que morreu enforcado num pé de cacau. Ela foi quem acolheu José Inocêncio após o coronelzinho quase morrer. As cenas com a atriz, portanto, não existiam na versão original. Em 1993, a novela já mostrava José Inocêncio nas terras deixadas pela viúva.
E acabou a participação da Maria Fernanda Cândido vivendo uma personagem que não existia em 1993. #Renascer pic.twitter.com/YXW2GUD4yw
? Sérgio Santos (@ZAMENZA) January 23, 2024
Outro personagem novo no remake é o Coronel Firmino (Enrique Diaz), que já apareceu no primeiro capítulo. Rival de José Inocêncio, fez fortuna atuando como intermediário da compra e venda do cacau na região, além de agiotagem.
Ih, Firmino! Acho que você tomou um tombo, hein? #Renascer pic.twitter.com/LPlQv2PB1n
? TV Globo (@tvglobo) January 23, 2024
Em 1993, o primeiro capítulo focou quase exclusivamente no encontro de amor entre José Inocêncio e Maria Santa. Agora, no remake, outros personagens também ganharam destaques. Dessa forma, a trama apresentou maior contextualização que na década de 1990, sobretudo, em relação à atividade dos coronéis Firmino e Belarmino (Antonio Calloni) com José Inocêncio no sul da Bahia.
#Renascer: O primeiro encontro entre Zé Inocêncio e Maria Santa (1993 vs. 2024) pic.twitter.com/1LmfRgrgC5
? Jeff Nascimento (@jnascim) January 23, 2024
A abertura, claro, é outra completamente diferente. Se em 1993, a gota 3D chamou a atenção dos telespectadores, a versão atual brilha na tela pelas bonitas imagens da plantação de cacau. Confira as versões a seguir:
Renascer
? acervo globo (@acervoglobo) January 20, 2024
(1993) - abertura pic.twitter.com/g9q5RlC3UV
Que abertura mais linda! E a música? Luedji Luna e Xenia França, já não consigo parar de cantar 'Lua Soberana'! Curtiram? #Renascer pic.twitter.com/iDp2nYGT18
? TV Globo (@tvglobo) January 23, 2024
Deixe seu comentário