Sofia Vergara enfrentou dificuldades para viver traficante: 'Outro nível'
"Griselda", nova minissérie da Netflix que chegou hoje (25) à plataforma, retrata a história da "Madrinha da Cocaína" da Colômbia, Griselda Blanco. Sofia Vergara, 51, interpreta a conhecida narcotraficante, além de ser produtora-executiva do título.
A artista ganhou o mundo ao viver Gloria Pritchett na premiada série "Modern Family". Ao longo de onze temporadas, Vergara foi indicada cinco vezes ao Emmy Awards, prêmio máximo das produções de TV. Agora, ela deixou a comédia de lado para viver a sua compatriota, Griselda.
Griselda Blanco Repestro foi pioneira do crime organizado, considerada uma peça chave do Cartel de Medellín durante as décadas de 1970 e 1980. Ela foi assassinada enquanto comprava carnes, aos 69 anos.
Em conversa com Splash, enquanto Sofia Vergara estava de carro indo para o aeroporto de Bogotá, capital colombiana, a atriz conta ter sido difícil de atuar na série sobre a traficante.
Para mim fazer comédia é um prazer. Fiz 11 anos de 'Modern Family', e toda vez que acordava para ir para o trabalho era divertido. Com Griselda, foi outro nível de trabalho de atuação.
Sofia Vergara, em entrevista a Splash.
A atriz lidou com as dificuldades de interpretar uma pessoa real, em um gênero tão diferente do que estava acostumada. "Não sabia o que era necessário, pois eu nunca havia feito um drama assim. Nem mesmo havia atuado em espanhol. Principalmente no começo, drenava bastante a minha energia."
Para interpretar a traficante, Sofia Vergara passou por algumas mudanças físicas por meio de maquiagem, e recebeu ajuda do diretor, Eric Newman, coprodutor de "Narcos". "Confiei nele completamente. Começamos a conversar dois meses antes do começo das filmagens, e ele me ajudou a entender a personagem e como seria a história que estávamos contando."
Série focada em Pablo Escobar ajudou Vergara a chamar Newman para a direção da série. "Trabalhei em 'Griselda' por muito tempo, mas não sabia quem poderia me ajudar. Então, assisti a 'Narcos' e pensei que eu tinha que conhecer essas pessoas [da produção]. Pensei que essas pessoas seriam a combinação perfeita e que saberiam exatamente o que fazer com Griselda."
Recentemente, Sofia Vergara e a Netflix foram acionadas judicialmente pelos filhos de Griselda Blanco. Segundo informações do TMZ, eles alegam que a produção tenha usado imagens da família sem a devida autorização. A assessoria da Netflix não permitiu que o assunto fosse discutido com Vergara durante a entrevista.
Por que Griselda?
Ao ser questionada o motivo de ter escolhido a história de Griselda Blanco para adaptar, a atriz diz acreditar se tratar de uma mulher empoderada, mas que tomou as escolhas erradas. "Para mim, foi difícil não admirá-la enquanto a estudava. Ela era uma mulher muito forte, e era diferente do que se esperava de uma mulher daquela época."
Griselda, com toda a inteligência que ela tinha, foi para o lado errado. Ela poderia ter sido a presidente de um multinacional, a presidente da Colômbia, mas ela, infelizmente, decidiu ir para onde não deveria ter ido.