Saída polêmica: por que Taumaturgo Ferreira foi expulso de 'Renascer' 1993?
De Splash, no Rio
31/01/2024 04h00
Sucesso em 1993, "Renascer" ficou marcada por uma polêmica: a saída conturbada do ator Taumaturgo Ferreira da trama. Ele interpretava José Venâncio, um dos filhos do coronelzinho José Inocêncio. Hoje, quem vive o personagem que foi de Taumaturgo é o ator Rodrigo Simas.
Leia também: Por que 'Renascer' traumatizou Adriana Esteves?
O personagem morreu repentinamente no capítulo 59, após o ator desagradar direção e o autor, Benedito Rui Barbosa. Em sua defesa, o ator já relatou em entrevistas que havia combinado com parte da direção de fazer o personagem sem sotaque interiorano, pois, em sua visão, ele havia estudado fora e era mais sofisticado. A decisão, no entanto, pegou mal.
Taumaturgo acredita que tenha sido mal interpretado e tenha sido visto como arrogante. "O fato é que, quando me tiraram, eu não assisti mais e não dei um pio. Primeiro porque não competia a mim falar nada. Eu também não queria alimentar a polêmica. Eu morava no Rio na época, mas fui para São Paulo e fiquei um tempo totalmente recolhido. Foi um episódio que afetou muito a minha carreira na época", disse ao jornal O Globo, em 2023.
Na época, a saída de Renascer interrompeu o ritmo crescente da carreira de Taumaturgo. Antes, ele emendou trabalhos na Globo, como "Anos Dourados" (1986), "Hipertensão" (1986), "Top Model" (!989) e Araponga (1990). Depois, saiu da emissora e fez produções da Band e do SBT. Em qualquer novo trabalho, as perguntas sempre retornavam à saída de "Renascer" nas entrevistas.
Eu vinha num ritmo de ascensão na Globo e, de repente, fui cancelado. E aí todo mundo que não ia com a minha cara resolveu aproveitar para chutar cachorro morto.
Taumaturgo Ferreira ao Globo
Quem matou Zé Venâncio?
Zé Venâncio morre em uma tocaia que tinha seu pai, José Inocêncio, como alvo. Essa foi a forma que o autor Benedito Ruy Barbosa encontrou de tirar o ator Taumaturgo Ferreira da trama.
Em 2024, o destino de José Venâncio será a mesmo, segundo o adaptador Bruno Luperi. O personagem, agora vivido por Rodrigo Simas, também morrerá para que a narrativa original não seja alterada.
Por onde anda Taumaturgo Ferreira?
Galã da televisão nas décadas de 1980 e 1990, seu último trabalho foi a série "B.O.", que estreou na Netflix em setembro de 2023. A produção mostra a rotina agitada e peculiar de uma delegacia de polícia no bairro da Tijuca, no Rio de Janeiro. Taumaturgo dá vida ao personagem Alcebiades Pardal, um investigador de polícia que faz de tudo para parecer mais novo.
Entre os trabalhos mais recentes de Taumaturgo estão "Milagre de Jesus", produzido e exibido pela Record em 2015; "Magnífica 70", da HBO; e "Ilha de Ferro", do Globoplay. Em 2021, Taumaturgo deu vida ao personagem Dudu, no filme de comédia "Galeria Futuro".
No ano passado, gravou a série "Reencarne", um suspense sobrenatural que ainda vai estrear no Globoplay. "A série é sinistra, pesadíssima. Eu fiquei refletindo sobre como fazer esse trabalho, sem me envolver demais. E, no fim das contas, foi uma maravilha. Tudo isso muito graças ao Bruno [Safadi, diretor], que dirigiu de uma forma tranquila e leve", disse ao jornal O Globo.
Ele acumula mais 350 mil seguidores no Instagram. Por lá, o artista compartilha momentos da intimidade, registros de encontros com amigos famosos e detalhes da carreira na televisão.
Taumaturgo Ferreira está namorando a arquiteta paulista Janne Saviano há mais de três anos. Ele já foi casado com Malu Mader, de quem é amigo até hoje.