Carnaval alternativo do Recife, Rec-Beat traz latinos, africanos e europeus
Colaboração para Splash, no Rio
01/02/2024 04h00Atualizada em 02/02/2024 22h39
O Rec-Beat, um dos festivais mais tradicionais e icônicos do Carnaval do Recife, revelou a programação completa da sua 28ª edição.
O evento, que é gratuito e aberto ao público, acontece entre os dias 10 e 13 de fevereiro e traz uma diversidade de artistas nacionais, novos talentos locais e sete atrações estrangeiras, de países como Gana, Bélgica, Alemanha e Colômbia, que se apresentam pela primeira vez no Brasil.
Relacionadas
A curadoria é assinada por Antonio Gutierrez, o Gutie, e promove intercâmbios entre produções nacionais e experimentações musicais de artistas da África, Europa e América do Sul.
O line-up também destaca novos trabalhos de mulheres que refletem a pluralidade da música contemporânea brasileira e impulsiona talentos locais.
O Rec-Beat busca incessantemente por novas experiências sonoras que encontram no ambiente libertário, democrático e inclusivo do Carnaval, um território perfeito para a celebração da música e dos encontros entre as pessoas. Ao lado de nomes conhecidos, aparecem as novidades nacionais e internacionais com propostas que ampliam as experiências dos foliões para além de suas expectativas.
Gutie, curador do Rec-Beat
Veja as atrações do Rec-Beat:
Internacionais
- Ácido Pantera (Colômbia): grupo de techno tropical que mistura vocais em espanhol, gaita, tambores, batidas metálicas e sintetizadores.
- Loa Malbec (Colômbia): DJ que surpreende com suas jornadas sonoras através da sua coleção de discos de vinil.
- Asna (Costa do Marfim): produtora e DJ que entrelaça "coupé décalé", dancehall eletrônico e música experimental africana.
- Sarah Farina (Alemanha): DJ que traz o seu estilo autoral "rainbow bass", que combina hardcore e jungle.
- PÖ (Gana), cantora franco-ganense que apresenta o seu álbum de estreia Cociage (2023), que explora sons distintos, como kuduro, footwork e funk.
- Niño de Elche (Espanha): um dos artistas espanhóis mais prolíficos da atualidade, que desafia as fronteiras do flamenco em um formato de duo eletrônico.
- Echoes of Zoo (Bélgica): banda de jazz-punk que toca o seu segundo projeto Speech Of Species (2023), com uma parceria inédita com o instrumentista brasileiro Guilherme Kastrup (RJ).
- Ana Frango Elétrico (RJ): ela retorna ao Rec-Beat com a turnê de Me Chama de Gato que Eu Sou Sua (2023), um álbum de "bossa-pop-rock" que aborda temas como gênero, sexualidade e identidade.
- Letrux (RJ): a cantora lança no Recife o seu terceiro álbum da Letrux, Como Mulher Girafa (2023), uma obra que combina rock alternativo e eletrônica, com referências ao reino animal e à existência humana.
- Ebony (RJ), a cantora traz o show do seu aclamado álbum Terapia (2023), no qual explora o trap metal, o funk e o pop rap, com letras que celebram o desejo feminino na cultura hip hop.
- Rico Dalasam (SP): ele apresenta a turnê do seu novo álbum Escuro Brilhante, Último Dia no Orfanato da Tia Guga (2023), um trabalho que reflete as vivências do artista, um dos primeiros rappers a se declarar abertamente gay no Brasil.
- Vandal (BA): o cantor representa o grime e o drill nacional, com um estilo único que incorpora influências regionais aos 140 BPMs do gênero.
- Urias (MG): cantora que mistura deconstructed club e reggaeton em seu segundo disco HER MIND (2023), cantado em três idiomas.
- DJ K O Bruxo (SP): ele faz sua estreia em festivais com o álbum Pânico no Submundo (2023), funk bruxaria com influências árabes e sonoridades extremas.
DJs
O festival ainda traz uma programação de DJs que refletem a efervescência da cena eletrônica local. Entre as atrações estão Dandarona e Geni, que pesquisam house music, breakbeat, techno e afrosonoridades, KAI, idealizador da festa DIP, e BJ3, residente da festa Baila Klava, que mesclam produções autorais a tracks de house e garage.
O evento acontece no Cais da Alfândega, no Bairro do Recife, e a programação completa pode ser vista no site oficial do festival: www.recbeatfestival.com.br.
Veja a programação por dia:
10 de fevereiro - sábado
19h00 - BJ3 (PE)
19h30 - LOA MALBEC (Colômbia)
20h40 - IVYSON (PE)
21h50 - WALTER DE AFOGADOS (PE)
23h10 - DJ K O BRUXO (SP)
00h30 - VANDAL (BA)
11 de fevereiro - domingo
19h00 - KAI (PE)
19h30 - NAILSON VIEIRA (PE)
20h40 - MATEUS FAZENO ROCK (CE)
21h50 - EBONY (RJ)
23h10 - ASNA (Costa do Marfim)
00h30 - RICO DALASAM (SP)
12 de fevereiro - segunda
19h00 - DANDARONA (PE)
19h30 - YANNARA (PE)
20h40 - NIÑO DE ELCHE (Espanha)
21h50 - PÖ (Gana)
23h10 - ANA FRANGO ELÉTRICO (RJ)
00h30 - LETRUX (RJ)
13 de fevereiro - terça
19h00 - GENI (PE)
19h30 - AFOXÉ FILHOS DE DANDALUNA (PE)
20h40 - ECHOES OF ZOO (Bélgica)
21h50 - SARAH FARINA (Alemanha)
23h10 - ÁCIDO PANTERA (Colômbia)
00h30 - URIAS (MG)
Festival Rec-Beat 2024
Quando: 10 a 13 de fevereiro a partir das 19h
Onde: Cais da Alfândega, Bairro do Recife
Quanto: Grátis
Instagram @recbeatfestival