A Culpa É das Estrelas: conheça a história real da jovem que inspirou filme
Paola Churchill
Colaboração para Splash, de São Paulo
05/02/2024 12h54Atualizada em 05/02/2024 18h25
Em cartaz na "Sessão da Tarde" desta segunda-feira (5), o filme "A Culpa é das Estrelas" promete fazer o público se apaixonar pelos personagens Augustus e Hazel - e deixar todo mundo aos prantos.
O longa é baseado no livro homônimo de John Green e foi lançado em 2014. Mas o que poucos sabem é que a história foi inspirada na vida de Esther Grace, uma fã e amiga do autor.
Quem é Esther Grace?
Esther é uma norte-americana que nasceu em 1994, no estado de Massachusetts.
Ela foi diagnosticada com câncer na tireoide em dezembro de 2006. Infelizmente, a doença chegou ao estágio de metástase e foi para os pulmões da jovem pouco tempo depois, fazendo que ela tivesse que usar tubos de oxigênio para respirar.
Amizade com John Green
Em 2009, Esther e John se conheceram em uma convenção sobre a franquia "Harry Potter" e o autor ficou intrigado por uma jovem ter que carregar um tanque de oxigênio.
Durante o evento, Esther disse que admirava o trabalho de John e eles ficaram amigos.
Esther também mostrou a ele o seu canal no Youtube, o cookie4monster4, que falava da sua vida com bom humor.
Apesar dos esforços, Esther morreu aos 16 anos, em 2010.
Como "A Culpa é das estrelas" surgiu
Para honrar a memória da amiga, John decidiu escrever o livro com a personagem Hazel Grace, interpretada na adaptação para as telonas por Shailene Woodley.
O autor sempre deixou claro que não estava contando a história de Esther, mas sim uma homenagem que levou muitos anos para ficar pronta.
"Foi difícil por muitas razões, mas acho que a principal é que eu queria que os personagens fossem pessoas reais - engraçadas, irônicas, com raiva, inteligentes - e eu não queria perder essas características por serem personagens que estavam doentes. Isso foi difícil", disse John em entrevista ao Saraiva Conteúdo, na época do lançamento.