OpiniãoRenascer

Homicídio sem polícia e cidade sem nome: 1ª fase de 'Renascer' tem erros?

Recém-encerrada pela Globo, a primeira fase de "Renascer" foi fortemente elogiada por público e crítica. Uma das sequências mais marcantes desse prólogo da trama foi o assassinato de Firmino (Enrique Diaz) por Belarmino (Antonio Calloni), que em seguida também acabou morto de forma misteriosa.

Embora concorde com os elogios à trama, o colunista Tony Goes, da Folha de S.Paulo, estranhou o fato de nenhuma das duas mortes ter sido alvo da devida investigação policial no enredo. "Uma coisa que me incomodou foi que não me lembro de ter visto polícia. Um duplo assassinato e não aparece um delegado para investigar o que aconteceu? A cidade é tão pequena que não tem polícia?", indagou ele, no programa Splash Vê TV.

Goes acha incoerente que José Inocêncio (Humberto Carrão) não tenha sido acusado de matar Belarmino. "Tivemos dois mortos e uma arma do crime encontrada. Não se faz uma investigação? Ninguém é interrogado? O José Inocêncio simplesmente falou: 'Não, não fui eu'. E ficou por isso mesmo! É claro que ele seria um dos suspeitos, é claro que tinha razão para matar o Belarmino."

Tony também atentou para o fato de o autor, Bruno Luperi, sequer ter se preocupado em batizar uma das cidades onde os primeiros capítulos de "Renascer" transcorrem. "A cidade aonde [alguns personagens] vão, onde existe o bordel da Jacutinga (Juliana Paes), não tem nome! Nunca vi ninguém falar [o nome do lugar]. É simplesmente 'a cidade'!"

A colunista Marcelle Carvalho discorda de Tony. Para ela, a ausência de investigação policial em torno das mortes de Firmino e Belarmino é reflexo da impunidade típica do contexto coronelista retratado pela obra. "Essas duas mortes passarem batidas prova que se trata de uma terra sem lei. O José Inocêncio também teve a pele tirada pelos capangas do Firmino e [também] ficou por isso mesmo."

  • O Splash Vê TV é exibido ao vivo às segundas-feiras, a partir das 14h, no canal de Splash no YouTube, com as principais notícias do dia e comentários de Marcelle Carvalho e convidados. Assista à íntegra:

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.