Jacutinga se despede de 'Renascer'; como foi o desfecho na versão original?
Colaboração para Splash, em São Paulo
17/02/2024 19h23
Jacutinga (Juliana Paes) se despediu da trama de "Renascer" (Globo), no capítulo de ontem (16). Na versão de 1993 da trama, a personagem, interpretada por Fernanda Montenegro, também deixou a história no início da segunda fase.
Como foi na versão de 1993
Na versão original, de 1993, a personagem ficou isolada após a morte de Santinha e larga a "casa das damas", que acaba ficando sozinha e mal cuidada.
Cansada dessa vida e com a diminuição dos clientes no bordel, ela decide depois de três décadas largar Ilhéus e nunca mais voltar. Na versão original, ela aparece em um pequeno caminhão com todos os pertences. Norberto (Nelson Xavier) fica desolado ao ver a amada indo embora.
"Ela parecia uma rainha sentada na carroceria do caminhão, com aquela peruca torta. É, e o povo lhe acenava com respeito, apesar de tudo. Ela foi parteira que trouxe ao mundo a maioria daquela molecada, inclusive, os quatro filhos de José Inocêncio. Para ser franco, tem gente que até chorou", lamentou Norberto.
Como foi na versão atual
Na versão atual, Norberto (Matheus Nachtergaele) chega para levá-la até a festa de casamento de Mariana (Theresa Fonseca) e José Inocêncio (Marcos Palmeira). "O que aconteceu nessa casa, meu pai amado?", questiona ele.
Nesse momento, Jacutinga revela que decidiu ir embora da cidade. "Tava mesmo pensado em você, sabia? Ia passar agora na venda de Norberto pra tomar a derradeira... mas até desse trabalho você me poupou", conta ela.
O dono do bar fica arrasado com a notícia. Tirando sua peruca, a cafetina afirma: "Queria que todos se lembrassem desta casa pelos momentos felizes que tivemos aqui dentro".
Ela pede ao amigo uma última dança. "Se a senhora se for... a senhora vai me matar!", diz o homem. "Se você morrer agora, como é que eu vou lhe pedir uma última dança?", pergunta.
Os dois dançam na casa. O cenário é vazio e decadente, antes de a proprietária ir embora.