Topo

Sucesso da Netflix, 'O Abismo' é baseado em um história real? Entenda

'O Abismo' retrata desastre em cidade na Suécia Imagem: Divulgação/Netflix

De Splash, em São Paulo

23/02/2024 04h00

"O Abismo" está em primeiro lugar na Netflix desde sua estreia, no dia 16 de fevereiro. No longa, os cidadãos de Kiruna, na Suécia, vivem um pesadelo e precisam lutar por suas vidas quando a cidade desmorona devido à exploração mineral.

História aconteceu de verdade?

Kiruna existe de verdade e tem a exploração mineral como principal fonte de renda e, ao mesmo tempo, um verdadeiro risco aos moradores. Lá fica a maior mina subterrânea do mundo, a LKAB, que causa mais de 100 tremores de terra por ano.

O filme foi parcialmente inspirado em um desastre verdadeiro. Em maio de 2020, um terremoto atingiu o local, gerando uma explosão rochosa e desmoronamento do chão de parte da cidade.

A Suécia criou um projeto para mover o centro de Kiruna a um novo lugar, a 3 km de distância, nos anos 2000. Isso porque existe uma previsão de que a região afunde por completo até 2050.

Apesar disso, os moradores reais da cidade não precisam se preocupar. Joel Kagas, gerente da mineradora, assegurou que o filme se afasta da realidade em vários pontos, em entrevista ao programa SVT Nyheter. Já segundo o gerente de imprensa da companhia, Anders Lindberg, não há cavidades tão desastrosas no local como as da obra.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Sucesso da Netflix, 'O Abismo' é baseado em um história real? Entenda - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade