Sucesso da Netflix, 'O Abismo' é baseado em um história real? Entenda

"O Abismo" está em primeiro lugar na Netflix desde sua estreia, no dia 16 de fevereiro. No longa, os cidadãos de Kiruna, na Suécia, vivem um pesadelo e precisam lutar por suas vidas quando a cidade desmorona devido à exploração mineral.

História aconteceu de verdade?

Kiruna existe de verdade e tem a exploração mineral como principal fonte de renda e, ao mesmo tempo, um verdadeiro risco aos moradores. Lá fica a maior mina subterrânea do mundo, a LKAB, que causa mais de 100 tremores de terra por ano.

O filme foi parcialmente inspirado em um desastre verdadeiro. Em maio de 2020, um terremoto atingiu o local, gerando uma explosão rochosa e desmoronamento do chão de parte da cidade.

A Suécia criou um projeto para mover o centro de Kiruna a um novo lugar, a 3 km de distância, nos anos 2000. Isso porque existe uma previsão de que a região afunde por completo até 2050.

Apesar disso, os moradores reais da cidade não precisam se preocupar. Joel Kagas, gerente da mineradora, assegurou que o filme se afasta da realidade em vários pontos, em entrevista ao programa SVT Nyheter. Já segundo o gerente de imprensa da companhia, Anders Lindberg, não há cavidades tão desastrosas no local como as da obra.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.