Mateus Solano alerta sobre perigo das 'deep fake': 'Tecnologia para o mal'
Mateus Solano, 42, fez um alerta sobre o perigo das "deep fake", termo usado para descrever o uso da inteligência artificial para recriar rostos e vozes de outras pessoas em vídeos falsos.
O que aconteceu
Recentemente, Solano foi vítima do uso de deep fake ao ser relacionado a uma propaganda falsa da Lotofácil. Ele chegou a cobrar que empresas que controlam redes sociais, como Meta e TikTok, assumissem responsabilidades sobre a disseminação desses vídeos.
O ator afirmou que uma de suas maiores preocupações envolve seus filhos. Ele é pai de de Flora, de 13 anos, e Benjamin, de 8.
"Me preocupa como artista e como pai, porque são inúmeras formas de usar a tecnologia para o mal."
Mateus Solano, em entrevista à Quem
O astro da novela "Elas por Elas" disse ter muito cuidado ao escolher empresas para fazer publicidade. Segundo o ator, ele já perdeu dinheiro por recusar convites de marcas com as quais não compactua.
Solano destacou ainda o uso das deep fake para destruir a reputação de jovens. "Como pais, também, a gente está vendo tirarem a roupa dos adolescentes [em vídeos falsos]. É muito perigoso."
Ele afirmou que vai usar o seu poder enquanto figura pública para combater o mau uso de inteligências artificiais. "Vamos todos nos ajudar", completou.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.