'O Abismo': história real da cidade que afunda e será levada a outro lugar

Uma cidade que afunda. A história real de Kiruna, no norte da Suécia, inspirou parcialmente o filme "O Abismo", que estreou este mês na Netflix e está no topo das tramas mais assistidas.

[PODE CONTER SPOILER]
Como a série é baseada em uma história real, o texto a seguir revela alguns detalhes presentes na obra.

Mas, afinal, o que aconteceu com a cidade?

O local nasceu no início do século 20, como consequência da extração do minério de ferro. E foi essa atividade que colocou a cidade em risco décadas depois. Devido à exploração do subsolo, o chão de Kiruna ficou com rachaduras. Em 2004, a LKAB, empresa responsável pela extração de ferro, alertou a população e as autoridades que o crescimento da mina resultaria em danos estruturais ao solo, com fissuras se abrindo, e a possibilidade de abalos sísmicos.

Autoridades criaram um projeto para mover o centro de Kiruna a um novo lugar. A etapa inicial consistia em realocar o que é conhecido como centro da cidade. A previsão é que o centro afunde por completo até 2050.

O antigo centro da cidade de Kiruna; caso inspirou filme
O antigo centro da cidade de Kiruna; caso inspirou filme Imagem: Jonathan NACKSTRAND / AFP

Foi decidido que sua população seria deslocada por três quilômetros a leste da mina. A atividade mineira é a principal fonte de renda da região.

A maioria dos prédios será demolida e reconstruída no novo local, segundo reportagem do The New York Times. O plano prevê que a mineradora compre os antigos imóveis residenciais dos moradores.

Alguns prédios, no entanto, devem ser realmente transportados. A igreja de Kiruna, por exemplo, deve mudar de endereço. Inaugurado em 1912, o prédio da igreja da Kiruna foi eleito o mais bonito da Suécia. Feita de madeira e com cerca de 600 toneladas, ela é descrita por Lena Tjärnberg, vigária da cidade, como "a sala de estar da comunidade", e por isso não poderia ficar de fora dessa realocação.

Igreja icônica, considerada um dos edifícios mais bonitos da Suécia, também deve se mudar
Igreja icônica, considerada um dos edifícios mais bonitos da Suécia, também deve se mudar Imagem: Jonathan NACKSTRAND / AFP
Continua após a publicidade

Em 2020, Kiruna chamou atenção nos noticiários, ao ser atingida por um terremoto de magnitude 4,1. A atividade sísmica foi relacionada à atividade de extração de minério.

O tremor que atingiu o local gerou uma explosão rochosa e causou desmoronamento do chão de parte da cidade. Na época, por sorte, ninguém ficou ferido.

O filme 'O Abismo'

O Abismo: filme da Netflix está entre os mais assistidos
O Abismo: filme da Netflix está entre os mais assistidos Imagem: Divulgação/Netflix

A história real de Kiruna é diferente da do filme. O longa retrata que pessoas morreram —o que não aconteceu. O filme "O Abismo" é parcialmente inspirado no que aconteceu em Kiruna, segundo Joel Kangas, gerente de mineração da LKAB. Segundo ele, a trama se afasta em vários aspectos da realidade.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.