'Fuzuê' termina sendo uma novela bem diferente do início; relembre mudanças
Bruno Silvano
Colaboração para Splash, em São Paulo
01/03/2024 12h00
Na sexta (01) vai ar o último capítulo de"Fuzuê" (Globo). Com mudanças durante a trama, depois que o autor Ricardo Linhares assumiu a supervisão de texto, a novela das 7 termina bem diferente daquela do início.
- Quer ficar por dentro de tudo o que rola no mundo das novelas? Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp.
Tendo a difícil missão de substituir "Vai na Fé", "Fuzuê" não conseguiu manter os mesmos números da audiência de sua antecessora. A partir disso, o autor veterano Ricardo Linhares foi chamado para supervisionar o texto de Gustavo Reiz, estreante na Globo, mas que já havia escrito tramas na RecordTV e SBT.
A roteirista Renata Corrêa também chegou para somar ao time de colaboradores no meio da produção. Ela é a autora da série "Rensga Hits" e foi uma das colaboradoras de "Vai na Fé".
Com isso, as mudanças foram vistas na tela. Novos personagens chegaram, outros foram embora e alguns perderam características.
Protagonistas sem óculos e sem bordão
Em entrevista ao Conversa com Bial, no ínicio da novela, Nicolas Prattes, que vive o protagonista Miguel, disse que uma das principais inspirações para seu personagem era Clark Kent, o Superman. O jeito desajeitado, com óculos, estava ali. Mas assim como o super-herói, Miguel era corajoso e deixava seu lado nerd de lado para defender a família.
Em certo momento, Miguel se transformou. Os óculos não faziam mais parte de seu figurino. Como explicação, o protagonista apenas dizia que começou a usar lentes de contato.
Se, logo no início, em quase todos os capítulos, ouvíamos Luna falando "cê jura, garoto?", depois de um tempo nunca mais escutamos o bordão da protagonista. A vilã Preciosa também deixou de usar suas frases marcantes, como "gratidão, gratidão, gratidão" e "Eu sou preciosa, eu sou poderosa e eu sou perigosa".
Novos personagens
Selena Chicote (Talita Younan) - A personagem surgiu para ser o novo par romântico de Jefinho (Michel Joelsas), depois que seu triângulo amoroso com Luna e Miguel não fazia mais sentido. Mais perto do fim da história, a cantora sertaneja também se envolveu com Heitor (Felipe Simas).
Tonico (Junno Andrade) - Para desenvolver melhor a carreira musical de Jefinho e Selena, surgiu Tonico, o empresário musical deles. Apesar disso, o personagem nunca teve muito desenvolvimento na trama.
Julião (Romulo Arantes Neto) - Com a volta de César Montebello (Leopoldo Pacheco). que havia sido dado como morto, o vilão trouxe junto um comparsa. Trabalhando infiltrado para o chefe, Julião se apaixonou de verdade por Luna, mas acabou morto ao cair de uma passarela no meio de uma briga com Merreca (Ruan Aguiar).
Mercedes (Ana Lúcia Torre) - A avó de Vitor (Danilo Maia) surgiu na novela para fazer par romântico com Lampião (Ary Fontoura). Com isso, o dono do Beco do Gambá começou a ter mais destaque e "Fuzuê" abordou o tema do amor na terceira idade.
Rebeca (Vitória Strada) - Já em sua reta final, a novela decidiu criar um triângulo amoro para abalar o romance dos protagonistas. Com a chegada de Rebeca, ex-namorada de Miguel, Luna ficou enciumada. Além disso, a personagem era uma delegada da Polícia Federal e foi crucial para desmascarar César Montebello.
Personagens que se despediram
Olívia (Jessica Córes) - A ex-namorada de Miguel não tinha mais sentido na história após perder o bebê que estava esperando. Ela voltou para Portugal após ser desmascarada e todos descobrirem que o protagonista não era o pai de seu filho.
Rui (Pedro Carvalho) - Sem Olívia, Rui não fazia sentido. O comparsa da modelo também retorna para a Europa. Porém, diferente da ex de Miguel, ele acabou voltando na reta final da novela. Rui se juntou a César no tráfico de pedras preciosas, apenas para acabar morrendo durante uma perseguição da Delegada Vitória.
Fim do mistério do tesouro e mudança de tom
Toda a história de "Fuzuê" girava em torno do mistério do tesouro da Dama de Ouro (Zezé Motta). Segundo informações do jornal O Globo, um grupo de pesquisas sobre a novela foi realizado. Foi assim que a emissora descobriu que a busca pelos itens preciosos era rejeitada por grande parte do público.
Com a entrada dos novos roteiristas, a trama foi logo solucionada. Miguel e Luna encontraram as joias escondidas embaixo da loja Fuzuê do Nero.
Foi revelado também que a protagonista e Maria Navalha (Olívia Araújo) eram descendentes da Dama de Ouro. Com isso, elas ficaram com a fortuna.
A partir desse ponto, a história girou em torno do retorno de César Montebello e na disputa de vários vilões tentando roubar o dinheiro de Luna e sua mãe. Além do ex-marido de Bebel (Lilia Cabral), Pascoal (Juliano Cazarré) e Preciosa criavam planos toda semana para passar a mão nas riquezas.
Além disso, um malvado tentava passar a perna no outro incessantemente. Em certo momento, Pascoal conseguiu roubar o dinheiro de Maria. Na última semana, o vilão foi julgado e o dinheiro retornou para quem era de direito.
Com todas as mudanças, o tom mais cômico de "Fuzuê" também perdeu espaço. Saíram as guerras de bolos e cenas com personagens em situações atrapalhadas e entraram tiroteios e ação.
O drama e o romance também ganharam destaques. O casal maduro Bebel e Nero (Edson Celulari) e o câncer de Maria Navalha eram algumas das tramas secundárias, carregadas no drama, que cresciam a cada capítulo.