John Williams: o gênio que teve 54 indicações ao Oscar e ganhou 'apenas' 5
Todos sabem que no Oscar apenas um candidato por categoria se consagra vencedor. Se cinco são nomeados, quatro voltam para casa sem a estatueta dourada. John Williams já foi indicado 54 vezes e em 49 voltou para casa de mãos vazias.
No Oscar 2024 ele foi indicado por "Indiana Jones e a Relíquia do Destino" a Melhor Trilha Sonora Original, categoria vencida por "Oppenheimer". A última vez que ele ganhou um Oscar foi há 30 anos por "Schindler's List".
Mas quem é o gênio que teve 54 indicações ao Oscar?
John Towner Williams, mais conhecido como John Williams, é um compositor e maestro americano nascido em Nova York em 8 de fevereiro de 1932.
Ele aprendeu piano na infância e quando se mudou para Los Angeles na adolescência decidiu que queria seguir carreira musical. Ele fez ensino médio na North Hollywood High School.
Após a escola, ele estudou música na Faculdade Comunitária de Los Angeles e também na UCLA (Universidade da Califórnia) até ser recrutado para a Força Aérea dos EUA, onde teve um de seus primeiros trabalhos com a música com cerca de 20 anos.
Williams ainda estudou na Escola de Música Eastman, da Universidade de Rochester, no estado de Nova York (EUA). Depois, aprimorou estudos de piano na Juilliard School e trabalhou como pianista de jazz em clubes.
A vontade de ser músico deu certo. Após Eastman e Juiliard, ele voltou para Los Angeles e começou a trabalhar como orquestrador de estúdios de cinema.
Aos 92 anos, ele já foi responsável por trilhas sonoras de filmes memoráveis: como "Os Fabelmans" (2022), três filmes de "Harry Potter" (2001-2004), "ET: O Extraterrestre" (1982), "Superman" (1978) e a saga Star Wars.
O quinto filme da franquia Indiana Jones, que estreou em 2023, também levou seu nome na trilha sonora, rendendo a sua 54ª indicação ao Oscar.
Suas nomeações sempre ocorreram em melhor trilha sonora original ou canção original. Sua primeira indicação na premiação do cinema foi em 1968, por "O Vale das Bonecas", em 1968.
Das 54 nomeações, ele venceu cinco vezes: em 1972, por "Um Violinista no Telhado"; em 1976, por "Tubarão"; em 1978, por "Star Wars"; em 1983, por "ET: O Extraterrestre"; e por último em 1994, por "Schindler's List".
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.