Apesar de ausência, Kate Middleton é homenageada em desfile de São Patrício
De Splash, em São Paulo
17/03/2024 13h37
A Guarda Irlandesa prestou homenagem a Kate Middleton durante o Dia de São Patrício, o padroeiro do país, neste domingo (17). A princesa não compareceu. Ela não faz aparições públicas desde final de 2023.
O que aconteceu
O desfile do Dia de São Patrício ocorreu tradicionalmente neste domingo. Kate Middleton, porém, não compareceu pela primeira vez desde 2016. Segundo o Daily Mail, Kate foi substituída na cerimônia por Lady Ghika, esposa do tenente-coronel.
Apesar da ausência, a Guarda Irlandesa prestou uma homenagem à princesa de Gales. Em um vídeo publicado no X (antigo Twitter), é possível observar os guardas tirando o chapéu e fazendo menção a Kate. As imagens foram publicadas pela conta oficial da família Real.
Há um ano, Kate assumiu o posto de tenente-coronel da Guarda. Durante o discurso de comemoração do ano passado, ela disse estar orgulhosa de assumir o título. "É uma verdadeira honra ser Coronal. Estou aqui para ouvi-los, apoiá-los e defendê-los em tudo o que vocês fazem. Essa é uma responsabilidade que não assumo levianamente", disse ela, segundo o Daily Mail.
'Sumiço' de Kate
Kate passou por uma cirurgia no abdome no dia 16 de janeiro. O Palácio de Kensington não informou o motivo da cirurgia, mas disse que o procedimento foi "planejado" e que não se trata de um câncer. Ela foi vista em público pela última vez há 66 dias, em 25 de dezembro, acompanhando os familiares em uma caminhada natalina em Sandringham, casa de campo da realeza.
Na ocasião, o Palácio informou que a princesa ficaria afastada de suas funções até a Páscoa e pediu privacidade. "A princesa de Gales aprecia o interesse que esse comunicado gerará. Ela espera que o público entenda seu desejo de manter o máximo de normalidade possível para seus filhos e seu desejo de que suas informações médicas pessoais continuem privadas."
Kate adiou compromissos oficiais que tinha agendado para os próximos meses. O príncipe William também adiou compromissos para estar ao lado da mulher durante o período de recuperação.
Kate deixou o hospital em 29 de janeiro, 13 dias após a cirurgia, sem ser fotografada. "A princesa de Gales voltou para sua casa em Windsor para continuar se recuperando da cirurgia", disse o Palácio, na ocasião.
O Palácio respondeu às teorias de conspiração e especulações. Elas se intensificaram após o príncipe William cancelar uma aparição em um evento por "motivos pessoais" no dia 28 de fevereiro. "O Palácio de Kensington deixou claro, em janeiro, qual seria a cronologia da recuperação da princesa e que só divulgaria atualizações significativas. Essa diretriz se mantém", disse um porta-voz, que acrescentou que Kate "está bem".