Topo

OPINIÃO

Phoenix toca fogo no parquinho logo nos primeiros acordes do show no Lolla

Thomas Mars, do Phoenix, no Lollapalooza 2024 Imagem: Mariana Pekin/UOL

Claudia Assef

Colaboração para Splash, em São Paulo

24/03/2024 21h51

Phoenix começou já com hit. "Lisztomania" já tocou fogo no parquinho do palco da cerveja logo nos primeiros acordes. Projeções de Versailles ajudavam a contar de onde a banda vem, não só da França, mas de uma aristocracia francesa.

A banda tem a fofura do The Cure, viradas bruscas de um Mogwai, a vibe de rock cabeça do Talking Heads e a voz sedutora de Thomas Mars. É sempre bom lembrar que essa vibe chique vem mesmo de Versailles, cidade francesa que também ficou conhecida por dar nome ao castelo onde viveu a realiza até que a Revolução Francesa veio e levou as atenções de volta a Paris.

Relacionadas

Formada por Mars e três amigos de Versalhes, o Phoenix se juntou no final dos anos 1990, mas foi apenas com o terceiro álbum, "Wolfgang Amadeus", que finalmente seu som foi absorvido e vieram hits como "Lisztomabia" e "1901".

Foi aí que a França atropelou NY em matéria de quem é mais cool na cena indie, e o Phoennix puxou o país para o front dessa cena — lembrando que a França vinha de um hype musical muito mais eletrônico, com duplas como Justice, Daft Punk, Cassius etc. no comando dos charts.

No mundo da fofoca, Thomas Mars é tratado como "marido da Sofia Coppola", diretora de filmes estrelada, com quem Mars é casado há 13 anos.

Lollapalooza 2024: a banda Phoenix se apresentou neste domingo (24) Imagem: Mariana Pekin/UOL

"Vcs tiveram 20 abos pra aprender essa letra, mas ver se vcs ainda conhecem", disse Mars, antes de começar "If I Ever Feel Better", um dos hits que aproximaram a banda do universo das pistas de dança — das mais indies.

Desde o Phoenix, a França ganhou moral no indie rock, e, em pouco mais de 20 anos, a banda segue fazendo música boa, criativa e espalhando seu "french touch" pelo mundo.

Em "Trying to Be Cool", umas das últimas músicas do show, Mars canta sobre tentar ser cool. Ele conseguiu. E ainda terminou com "1901".

Antes de ir embora, foi agradecer pessoalmente aos fãs e protagonizou um surfe sobre as pessoas, sendo passado de mão em mão até o meio da pista. Um gesto de confiança mútuo entre artista e fãs. Foi lindo de ver.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Phoenix toca fogo no parquinho logo nos primeiros acordes do show no Lolla - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade