Não foi só o Menino Maluquinho: os personagens famosos de Ziraldo
De Splash, em São Paulo
06/04/2024 17h32
O cartunista Ziraldo, morto hoje aos 91 anos, desenhou personagens icônicos do universo infantil, como o Menino Maluquinho e o Pererê, líder da Turma do Pererê.
Saiba mais sobre alguns dos personagens desenhados pelo cartunista
1. Turma do Pererê
As histórias do saci começaram em 1960 mas, quatro anos depois, com o início da Ditadura Militar, deixaram de ser publicadas. A revista em quadrinhos foi a primeira feita por um único autor no Brasil.
Cada personagem da turma tinha o nome inspirado em amigos de infância de Ziraldo. Suas aventuras aconteciam na Mata do Fundão.
2. Menino Maluquinho
O Menino Maluquinho, maior sucesso de Ziraldo, foi lançado em 1980. Hoje, o quadrinho acumula 18 edições, 135 reimpressões e já tem mais de 4,1 milhões de exemplares vendidos.
O cartunista contava a história de um menino que adorava aventuras e acabava se envolvendo em inúmeras confusões, sempre com sua inconfundível panela na cabeça.
3. O Joelho Juvenal
Uma história de Ziraldo sobre Juvenal, o joelho de um menino muito levado, que por isso mesmo estava sempre machucado.
4. Professora Muito Maluquinha
O livro da professora muito maluquinha narra a trajetória de uma jovem que muda a relação de um grupo de alunos com a escola. As dinâmicas criativas promovidas pela carismática professora nunca deixam a turma desanimar.
A história virou filme em 2011, com Paolla Oliveira dando vida à personagem desenhada por Ziraldo.
5. Bichinho da Maçã
Lançado em 1982, Bichinho da Maçã foi sucesso imediato, premiado com o Jabuti de Melhor Livro de Arte. A obra já ganhou traduções inclusive em inglês e espanhol.
O livro narra a história dos animais que se reuniam para ouvir as incríveis histórias contadas pelo bichinho que morava dentro da maçã.
6. Supermãe
Tirinha popular entre o final dos anos 1960 e os anos 1980. O próprio Ziraldo dizia se enxergar na personagem Supermãe, acompanhando a vida dos filhos de perto.
"Sentimento possessivo, zelo exagerado e apelos melodramáticos foram narrados nas histórias da Supermãe, de 1968 a 1984, em tiras do Jornal do Brasil e nas páginas da revista Claudia", detalhou a editora Melhoramentos ao divulgar a edição de 50 anos, em 2019.
7. Flicts
Flicts é uma cor "diferente", que não faz parte do arco-íris, não aparece em bandeiras ou em qualquer outro desenho.
Esse é o protagonista do primeiro livro infantil de Ziraldo, lançado em 1969, em meio a suas tirinhas individuais. Ao longo do livro, Flicts procura por seu lugar no mundo, mas sem encontrá-lo, acaba decidindo deixá-lo. No final, é revelado que "de perto, de pertinho, a Lua é flicts".