Ex-âncora da Globo que se assumiu gay larga TV e vai concorrer a prefeito
O jornalista Matheus Ribeiro, 30, ex-Globo, oficializou sua pré-candidatura a prefeito de Goiânia pelo PSDB. Se for eleito, o tucano será o primeiro político assumidamente gay e também o mais jovem a liderar a capital goiana.
O que aconteceu
Ribeiro afirma ter um projeto de "renovação" para Goiânia. O apresentador disse que a falta de experiência em cargos públicos não é um empecilho para comandar a prefeitura, caso seja eleito. "Ser o mais jovem dessa disputa é uma missão que encaro com humildade e coragem. Não sei de tudo, mas tô longe de querer a 'experiência' das raposas... Eu quero é gente nova, competente e antenada", disse em postagem no Instagram.
O apresentador alfinetou a concorrência ao dizer que nem sempre experiência significa "boa qualidade de gestão". Ainda, escreveu que os outros partidos "passam verniz em figuras desgastadas, tentando criar uma imagem que passa bem longe da realidade".
Ser o prefeito mais jovem da nossa história só faz sentido se ganharmos juntos, conectando a prefeitura com cada cidadão disposto a viver numa cidade melhor.
-- Matheus Ribeiro, pré-candidato a prefeitura de Goiânia
"Cara nova" para Goiânia. O ex-governador e presidente estadual do PSDB, Marconi Perillo, defendeu a candidatura do jornalista e afirmou que Matheus "não está preparado só para governar, mas para dar uma cara nova a Goiânia".
Ribeiro se filiou ao PSDB em 2022, quando disputou uma vaga como deputado federal por Goiás, mas não se elegeu. Ele teve mais de 46 mil votos e conseguiu a vaga de primeiro suplente do partido na Câmara dos Deputados. O jornalista justificou sua escolha pelos tucanos por ser uma sigla "que se movimenta pela renovação, para abrir espaço para novas ideias, novas pessoas, para se reinventar".
Quem é Matheus Ribeiro
Formado em jornalismo, Ribeiro ganhou projeção em Goiás ao ser âncora da TV Anhanguera, afiliada da Globo no estado. Em 2019, ele foi o primeiro apresentador assumidamente gay a apresentar o Jornal Nacional.
Matheus deixou a afiliada da Globo em 2020, quando migrou para a Record em Brasília. Em 2021, ele foi contratado pela TV Goiânia Band até deixar as telinhas para se dedicar a política.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.