Pai morreu e deixou Woody para Andy? Veja teoria sinistra de Toy Story
Do UOL, em São Paulo
10/04/2024 04h00Atualizada em 10/04/2024 17h43
Uma teoria (um pouco triste) criada por internautas explica a lealdade de Andy a Woody nos filmes de Toy Story e a relação dos personagens com o pai do garoto.
O que aconteceu com o pai de Andy?
O pai de Andy não aparece em nenhum dos filmes. Até aí, tudo bem: é tradição dos filmes infantis remover um dos pais dos protagonistas - vide O Rei Leão (1994), A Pequena Sereia (1989), Bambi (1942) e muitos outros.
No entanto, essa ausência nunca é explicada. Diferente de outras produções da empresa, que deixam claros os motivos da falta de alguns pais e mães (de forma traumática para crianças, inclusive), em Toy Story a ausência do pai de Andy nunca é explicada. Ele morreu? Se divorciou? Não sabemos.
Uma teoria tenta explicar essa lacuna. Ela é creditada a um homem chamado Mike Mozart, que revelou a especulação no canal Super Carlin Brothers, no YouTube, em 2017. Mozart era amigo de Joe Ranft, que trabalhava para a Pixar e tem crédito na história de Toy Story 1. Por mais que nada seja confirmado pelas empresas, a teoria faz bastante sentido e é um pouco triste.
Woody era um brinquedo do pai do Andy?
De acordo com a teoria, sim. O protagonista de Toy Story, Woody, pertenceu primeiro ao pai de Andy (de fato, a mãe de Andy chama Woody de "um velho brinquedo de família").
Mozart diz que Ranft revelou a ele que o pai de Andy também se chamava Andy - Andy Sr. Dessa forma, teria sido ele quem escreveu o nome na bota de Woody, na década de 1950, e não o filho.
Segundo a teoria, o pai de Andy teria pegado poliomielite. A doença, de fato, teve um surto nos EUA na década de 50. Em 1952, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), mais 3 mil pacientes morreram no país em decorrência da infecção. A primeira vacina de prevenção à pólio começou a ser aplicada em larga escala apenas em 1955.
Depois que Andy Sr. pegou poliomielite, seus brinquedos teriam sido queimados. No entanto, ele escondeu Woody, poupando o boneco cowboy desse destino.
Andy pai eventualmente se recuperou da doença, cresceu e conheceu sua esposa. Eles tiveram um filho, mas pouco depois do nascimento da irmã de Andy, Molly, a teoria diz que o pai desenvolveu a síndrome pós-poliomielite, uma condição que acabou levando à sua morte.
A teoria da poliomielite também explica por que o boneco nunca se lembrou do programa de TV "O Rodeio do Woody". Se ele passava a maior parte dos dias em um hospital com o pai de Andy, é provável que não tivesse acesso a TV na época.
Por que o Woody é um boneco tão raro?
Antes de morrer, o pai de Andy confia Woody ao filho. Em Toy Story 2, é revelado que o boneco é bastante raro, e a teoria também explica esse detalhe. A razão pela qual Woody é um brinquedo tão especial é porque ele é o único boneco do tipo que foi feito - apenas um protótipo.
Tudo teria começado com uma promoção de uma empresa de cereais. No concurso, você enviaria uma quantidade X de tampas de caixa e ganharia um boneco do xerife Woody. No entanto, os produtos do Woody foram descontinuados após o lançamento do Sputnik, em 1957 (lembra que o Pete Fedido reclama que "as crianças só queriam brincar com brinquedos espaciais"?).
Como a família de Andy Sr. não era muito rica, ele não conseguiu arrecadar tampas de caixa suficientes antes do fim da promoção. Isso não o impediu, no entanto, de enviar suas poucas tampas de caixa com uma carta implorando por um boneco Woody, e alguém decidiu mandar o protótipo.
É verdade ou não?
Por mais interessantes que sejam as teorias, muitos afirmam que esta história não é real. Isso inclui um dos escritores originais de Toy Story, Andrew Stanton. Num tweet já deletado, ele insistiu que "não há nada para ver aqui" e que a história nada mais é do que "fake news".
Infelizmente, Ranft, a quem Mozart atribui a teoria, faleceu em 2006. Sendo assim, não há como ele realmente negar ou confirmar a teoria.