Payola ou hit orgânico, ILLIT é o momento. Venha conhecer o grupo!
Camila Monteiro
Colaboração para Splash
18/04/2024 12h00
Vira e mexe temos um sucesso fora da curva no k-pop, e recentemente quem vem chamando bastante atenção são as meninas do ILLIT, que em menos de um mês de carreira já entraram no top 100 da Billboard e atingiram a marca de 10 milhões de ouvintes mensais no Spotify.
E pode isso? Não só pode como está acontecendo. Muito se fala de "payola", termo usado quando empresas pagam por visualizações e spins em rádios, mas a verdade é que a prática é feita pela indústria da música e suas gravadoras há décadas. Ou seja, só payola não faz uma música hitar.
Relacionadas
"YOU YOU YOU YOU YOU YOU YOU" gruda na cabeça e se tornou onipresente em diversas playlists, edits, memes e desafios de dança (a parte dos dedinhos!). Assim, "magnetic" chegou ao topo dos charts coreanos e por lá está se mantendo. O grupo alcançou seu centésimo RAK (real time all-kill), #1 em todos os charts do país.
Splash vai te explicar a origem e trajetória de um dos grupos mais jovens do K-pop.
R U NEXT?
ILLIT foi criado em um survival show, um programa de TV cujo objetivo é formar um grupo de k-pop. Uma co-produção da HYBE com o canal de TV JTBC, "R U NEXT?" iniciou em junho de 2023 e teve um total de dez episódios. Ao fim, o grupo debutaria com as seis integrantes pela BE:LIFT, subsidiária da HYBE que também administra a carreira do grupo ENHYPEN.
Polêmicas e problemas pré debut
O programa não foi necessariamente um sucesso, muito pelo fato de várias preferidas do público internacional terem ficado pelo caminho (Chanelle, Jiwoo). Os programas de formação de grupos são conhecidos por envolverem muitas brigas entre fãs em votações. A fidelização acaba popularizando membros antes mesmo do debut. No decorrer do programa, fãs criaram um "BIG 6", com as melhores integrantes do programa, e no fim somente uma debutou (Yunah).
Para piorar, uma das mais populares, a segunda colocada Lee Youngseo, entrou no line-up final, mas resolveu não debutar e saiu do grupo antes de ele estrear para o mundo. Com isso, muitos fãs ficaram decepcionados e sem entender o que estava acontecendo nos bastidores.
Debut e volta por cima
Porém, quem acompanha os grupos da HYBE sabe que a empresa tem - quando quer - uma excelente equipe de marketing. Além é claro de ótimos produtores e parceiros internacionais (cada vez mais, diga-se de passagem) que entendem bastante sobre o que vai e o que não vai fazer sucesso.
Dessa forma, dia 25 de março de 2024, em meio a dúvidas e desconfianças, ILLIT debutou com a chicletíssima "magnetic" em cinco integrantes: Wonhee (que ficou em 1º no programa), Minju (3ª), as japonesas Iroha (4ª) e Moka (5ª), e por fim Yunah (6ª). O grupo é bem jovem, com todas as integrantes nascidas entre 2004 e 2007.
Já o nome ILLIT é acrônimo para "I'll be it"; "Eu serei isso (o que eu quero ser/o que os fãs precisam, etc)". Como o grupo é bem recente, ele ainda não tem nome para o fandom e nem lightstick oficial. O primeiro mini álbum das meninas, intitulado "SUPER REAL ME", possui quatro músicas e menos de 10 minutos de duração. Com faixas pop chiclete e bem produzidas, remetendo bastante ao trabalho da ótima Carly Rae Jepsen, todas as faixas são boas. Destaque para "Midnight fiction" e "Lucky Girl Syndrome", atual single delas.