Topo

Summer Breeze: Hammerfall e o templário que encarou a distância pelo metal

João Henrique Miranda veio acompanhar o Summer Breeze Brasil especialmente para assistir ao show do Hammerfall Imagem: Micaela Wernicke/ UOL

Gabriela Franco

Colaboração para Splash, em São Paulo

27/04/2024 14h10Atualizada em 27/04/2024 19h00

Quase uma 'viagem internacional', foi assim que João Henrique Miranda, 30, definiu seu translado do Acre até São Paulo para o Summer Breeze.

Logo que fiquei sabendo que o Hammerfall viria, tratei de me preparar - e olha que é preciso se planejar com muita antecedência para vir do Acre para cá, é como se eu fizesse uma viagem internacional. João Henrique

O servidor público enfrentou algumas hotas de avião, com escalas em Brasília e Porto Velho (RO), para chegar em São Paulo, com saída do Acre, para assistir sua banda preferida, a a sueca Hammerfall, uma das atrações principais do festival Summer Breeze Brasil.

A banda de power metal, formada em 1993, já passou por algumas mudanças de formação, mas hoje conta com o vocalista Joacim Cans, Oscar Dronjak na guitarra solo, Pontus Norgren na guitarra base, Redrik Larsson no baixo e David Wallin na bateria. Flertando com o metal tradicional e acrescentando algumas pitadas de hard rock, o grupo é presença constante nos festivais europeus de verão, fazendo sucesso com suas canções da mais pura, plena e épica exaltação ao estilo de vida metálico.

Fã de carteirinha: "Eu acompanho o Hammerfall já desde 2014 em muitos lugares do Brasil. Desde que consegui bancar minhas viagens, guardo dinheiro para vê-los."

Essa vai ser a terceira vez. Já peguei a baqueta do baterista, tenho foto com o guitarrista, são eles que me chamam para cá. João Henrique

Também chamado aqui no Brasil (de maneira carinhosa por uns e jocosa por outros) de "Metal Espadinha", o power metal é um gênero que conquista fãs bem específicos, em sua maioria "nerds" que curtem literatura de fantasia ou ou mesmo épicos. Entre as características desse estilo estão a técnica apurada, velocidade no desempenho dos instrumentos, o uso de teclados, arranjos orquestrados e vocais muito agudos. Além, claro, dos refrões grudentos até dizer chega.

"Eu curto o Hammerfall porque em suas letras eles abordam temas épicos, batalhas, mas como eles relacionam esses assuntos com sentimentos do dia-a-dia me fascina. Falam sobre lutas, superação, sobre luto e até corações partidos, gosto de como eles criam essa conexão, me identifico", explicou o fã.

Férias no rock

Henrique, que tirou férias para poder viajar e assistir sua banda do coração, contou que também vai aproveitar e assistir ao show de outra banda, a também sueca Dark Tranquility, de death metal melódico e como sugestão para próximas edições do Summer Breeze, ele disse que gostaria de ver os galeses da Bullets For My Valentine, que está mais para o metalcore, um metal mais moderno com pitadas de hardcore.

Ontem (26), assisti ao Black Stone Cherry e adorei o show deles, foi de uma energia muito intensa, puro rock na veia, e também ao The 69 Eyes, que não costuma vir muito para cá, ambos foram incríveis, estou adorando até aqui. João Henrique

SUMMER BREEZE OPEN AIR BRASIL 2024
Data: sábado, 27 de abril de 2024

Abertura: 10h
Endereço: Memorial da América Latina (Av. Mário de Andrade, 664 - Barra Funda - São Paulo, SP)
Classificação etária: 16 anos

Ingressos

Venda on-line: https://www.clubedoingresso.com/evento/summerbreeze2024

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Summer Breeze: Hammerfall e o templário que encarou a distância pelo metal - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade