A história do policial que posou com Madonna em favela e virou modelo

Não é todo dia que você encontra Madonna caminhando em uma favela do Rio de Janeiro e a rainha do pop pede para tirar uma foto com você... Foi exatamente isso que aconteceu com o policial militar Leonardo Fernandes, 36, em outubro de 2017.

Pedido inesperado

Leonardo estava de plantão em um final de semana, junto a um colega, dando apoio à UPP do Morro da Providência, quando viu uma mulher subir até o alto da favela. Vestida com uma roupa camuflada, óculos escuros e chapéu, ela desceu do carro e subiu as ladeiras do morro, na região central da cidade, com o apoio de segurança e equipe particular.

Na descida, após visitar uma ONG, ela se dirigiu aos policiais e pediu para tirar uma foto com eles — essa mulher era Madonna, mas Léo nem sabia. "Ela passou por um grupo de policiais e, depois, por mim. Voltou, deu o telefone na mão de alguém, provavelmente um assessor, e pediu para tirar uma foto. É a foto em que apareço de perfil. Logo veio um jornalista da ONG e pediu para tirar mais uma. É a segunda foto na qual apareço de frente."

Um colega que estava comigo disse: 'Eu acho que é a Madonna'. Respondi: 'Não faço a menor ideia'. Eu era um cara sem rede social, da roça mesmo, sou do interior, minha vida era jogar bola. Só conhecia a Madonna de nome, não sabia quem era. Fiquei com aquele peso na consciência: atravessei o arco-íris, pulei no pote de ouro, mas não sabia quem era. Criei um perfil no Instagram e a Madonna foi a primeira pessoa que segui. Cinco minutos depois, ela postou a foto.
Leonardo Fernandes

Uma simples foto mudou a vida de Leonardo. Ele foi contratado por uma agência de modelos, recebeu bons cachês por ensaios fotográficos e desfiles, além de convites para festas, viagens e o apelido Léo Madonna — ao contrário do que muitos podem imaginar, ele não se incomoda. Na época, Madonna tinha 12 milhões de seguidores no Instagram, onde publicou a foto. Hoje, são quase 20 milhões.

Agradeço muito a Deus por isso. [A Madonna] Mudou muito a minha vida... E essa foto nunca vai se apagar. É maravilhoso porque serei sempre lembrado por aquela foto.
Leonardo Fernandes

Leonardo Fernandes em ensaio fotográfico
Leonardo Fernandes em ensaio fotográfico Imagem: Arquivo pessoal

Madonna, naquela ocasião, visitou a ONG Casa Amarela, fundada pelo fotógrafo francês JR — amigo de Madonna de longa data — e outros brasileiros "Em cima daquela ONG, tem uma lua gigante. Ela tirou um monte de fotos lá", lembra ele.

Continua após a publicidade

Ela conversou diretamente com a gente. Eu não falava inglês, mas entendi algumas coisas. Ela conversou mais com meu colega, que era fluente em inglês... Alguns seguidores falaram que ela seria mal-educada, mas eu não vi isso. Pelo contrário... Parecia que ela estava em casa. Partiu dela pedir uma foto. Natural demais.
Leonardo Fernandes

Leonardo Fernandes em ensaio fotográfico
Leonardo Fernandes em ensaio fotográfico Imagem: Arquivo pessoal

Sete anos depois...

Leonardo conta que é possível conciliar as carreiras de modelo e policial militar. Atualmente, o cabo Fernandes está lotado no 36º BPM, em Santo Antônio de Pádua, sua cidade natal, no Noroeste Fluminense. Por lá, é bastante conhecido e lembrado pela foto com Madonna. Ele trabalhou na capital entre 2014 e 2022, onde fez amigos e viaja constantemente para revê-los.

Quando vivia na capital, quase não vinha para casa no interior. Ficava entre Rio e São Paulo para trabalhar como policial e modelo. É difícil, porque tem escalas, mas dá para conciliar.
Leonardo Fernandes

O policial não sabe se vai reencontrar Madonna desta vez, mas tem vontade de agradecê-la pessoalmente. Ele torce para haver um convite do Itaú, patrocinador do show que acontece amanhã (4), em Copacabana. "Queria agradecê-la pessoalmente porque a minha vida mudou da água para o vinho... Estou muito ansioso."

Continua após a publicidade

Deixe seu comentário

Só para assinantes