Tragédia no RS: inundações provocam adiamento de festivais e shows

As fortes chuvas no Rio Grande do Sul impactaram a agenda de shows e festivais de música no estado. Mais de 1,4 milhão de pessoas foram afetadas pelos temporais.

Programação afetada

Festival Turá informa o adiamento do evento em Porto Alegre (RS) por causa do desastre
Festival Turá informa o adiamento do evento em Porto Alegre (RS) por causa do desastre Imagem: Reprodução/Instagram

Turá anunciou o adiamento do evento em Porto Alegre. "Entendemos que esse não é o momento de realizar o Festival Turá, que estava previsto para os dias 25 e 26 de maio", informou a organização.

Festival informou que se compromete a anunciar, assim que possível, uma nova data. "Todos os ingressos já adquiridos para o festival seguirão válidos, sem necessidade de troca. Em caso de dúvidas, acesse: ticketsforfun.com.br/contato."

Banda Roupa Nova comunicou que os shows que aconteceriam nos dias 3 e 4 de maio, no Auditório Araújo Vianna, na capital do RS, foram adiados para os dias 1º e 2 de agosto de 2024. "A banda se solidariza com a população que vem sofrendo com as fortes chuvas e se compromete a voltar para realizar as apresentações", explicou o grupo, por meio de comunicado nas redes sociais.

Armandinho publicou vídeo nas redes sociais
Armandinho publicou vídeo nas redes sociais Imagem: Marcos Nagelstein/ Agência Preview

Armandinho adiou os shows que estavam marcados para acontecer em Santa Maria e Novo Hamburgo. As apresentações foram remarcadas para os dias 21 e 22 de junho, respectivamente. "Eu fico triste porque várias das cidades atingidas eu já toquei várias vezes, tenho muitos fãs. A gente fica muito triste e preocupado com tudo o que está acontecendo", contou o artista, em vídeo publicado no Instagram.

Show da banda norte-americana The Calling, que aconteceria no dia 7 de maio, em Porto Alegre, foi suspenso. A Abstratti Produtora informou que uma nova data será divulgada em breve. "Todos os ingressos adquiridos seguem válidos e sem necessidade de troca, garantindo os mesmos setores e o mesmo local no Bar Opinião."

Prime Rock Brasil foi adiado. O festival, que estava marcado para 18 de maio, no Parque Harmonia, ainda não tem uma nova data para acontecer. A programação contava com shows de Capital Inicial, Samuel Rosa, Blitz, Biquini, Lobão e Tenente Cascavel.

Continua após a publicidade

Agora é hora de não pensar em mais nada, a não ser em que se resolva essa triste situação, ajudar os que mais necessitam e solidarizar em tudo que pudermos. Prime Rock Brasil

O cantor Alexandre Pires, que se despede do SPC em turnê por quase 40 cidades
O cantor Alexandre Pires, que se despede do SPC em turnê por quase 40 cidades Imagem: Divulgação

Shows da turnê "SPC Acústico 2 - O Último Encontro", que aconteceriam nos dias 17 e 18 de maio, foram remarcados para os dias 20 e 21 de setembro. As apresentações serão no mesmo local: Auditório Araújo Vianna, em Porto Alegre. Os ingressos permanecerão válidos para as novas datas.

Agradecemos imensamente a compreensão de todos neste momento desafiador e nos unimos em solidariedade ao Rio Grande do Sul, realizando e mobilizando junto ao nosso público doações direcionadas para as vítimas dessa tragédia. SPC

Apresentação de lançamento do álbum "Poesia Brasileira", da cantora lírica Andiara Mumbach e do violonista clássico Marcel Estivalet, também foi adiada. O espetáculo estava marcado para o dia 11 de maio, no Teatro de Câmara Túlio Piva. Uma nova data será anunciada "assim que possível".

Continua após a publicidade

Orquestra Sinfônica de Porto Alegre anunciou o cancelamento de todos os concertos agendados para o mês de maio. As atividades da Fundação OSPA estão temporariamente interrompidas por causa das fortes chuvas no estado.

Fábio Porchat anunciou cancelamento por meio de comunicado nas redes sociais
Fábio Porchat anunciou cancelamento por meio de comunicado nas redes sociais Imagem: Reprodução

Fábio Porchat anunciou o cancelamento do show de stand up Histórias do Porchat, nos dias 23, 24 e 25 de maio, nas cidades de Nova Hamburgo, Santa Maria e Porto Alegre. "Evidentemente que os shows estão cancelados e os ingressos restituídos. Como uma maneira de ajudar nessa situação ainda sem dimensões mensuráveis, vou doar para o Rio Grande do Sul o valor que eu receberia de cachê com esses shows."

Prefeitura de Porto Alegre suspendeu por 15 dias a realização de eventos em espaços públicos no município. O decreto foi publicado no último dia 6 de maio.

Chuvas no RS

Os prédios da Secretaria da Cultura do Rio Grande do Sul e o Museu de Arte do Estado
Os prédios da Secretaria da Cultura do Rio Grande do Sul e o Museu de Arte do Estado Imagem: HANDOUT/AFP
Continua após a publicidade

Cerca de 100 mil casas foram destruídas ou danificadas pelas chuvas que atingem o Rio Grande do Sul. Prejuízo é de R$ 4,6 bilhões e 99,8 mil casas foram afetadas, calcula a Confederação Nacional de Municípios. Dados são parciais, já que ainda há cidades submersas pela água onde danos não foram medidos.

Cheia que inunda Porto Alegre ainda levará dias para retornar a patamares seguros. O sistema de proteção contra enchentes, que circunda a cidade, foi projetado para suportar até 6 metros de altura.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.