Além de Wagner Moura: 14 brasileiros que brilharam nas telas estrangeiras
Com inúmeras produções internacionais no currículo, Wagner Moura já consolidou seu nome fora do Brasil, assim como outros grandes artistas. Reunimos uma lista de estrelas que brilham lá fora, e outros atores que tiveram seus talentos notados pelos estrangeiros e os convidaram para produções gringas.
Sônia Braga
Nossa eterna Gabriela, a atriz estreou no mercado internacional em 1985 com 'O Beijo da Mulher', de Hector Babenco. Ela já esteve em 'Sex and The City', 'Luke Cage', 'Extraordinário', 'Casamento Armado', e neste ano, chegou ao 50º papel lá fora no filme 'A Profecia'.
Alice Braga
Muitos brasileiros podem lembrar da atriz por sua atuação em 'Cidade de Deus' e 'Eduardo e Mônica', mas Alice coleciona trabalhos de muito êxito lá fora. Entre eles, o filme 'Ensaio sobre a Cegueira', 'O Esquadrão Suicida', 'Os Novos Mutantes', 'Eu Sou a Lenda', e mais recentemente, 'Ameaça Invisível' ao lado de Ben Affleck.
Florinda Bolkan
Cearense de Urubuterema, a atriz construiu sua carreira no cinema italiano. Filha do político e poeta Soares Bulcão e de Hosana Sousa Bulcão, ela já trabalhou em 'A Armadilha dos Desejos', 'Raccontare Venezia', 'O Sonho de uma Família', 'O Anônimo Veneziano' e mais outras produções conhecidas na Europa.
Rodrigo Santoro
Quando estava no ar como Diogo em 'Mulheres Apaixonadas', o ator viu sua primeira oportunidade de entrar no mercado gringo. A participação de poucos minutos em 'As Panteras Detonando' rendeu bons frutos. Rodrigo também trabalhou em '300', 'O que esperar quando se está esperando', 'Simplesmente Amor', 'Golpe Duplo' e 'Power'.
Morena Baccarin
A atriz só foi estrear no Brasil em 2019, quando participou de uma dos episódios de 'Sessão de Terapia'. Lá fora, no entanto, ela já tinha uma carreira consolidada com atuações em 'Gotham', 'Deadpool' e 'Homeland'. Pelo seu trabalho na última série citada, ela chegou a ser indicada ao Emmy como Melhor Atriz Coadjuvante.
Henry Zaga
O ator é conhecido lá fora principalmente por seus trabalhos nas séries 'Teen Wolf' e '13 Reasons Why'. No Brasil, ele ganhou grande reconhecimento ao protagonizar o filme 'Depois do Universo', da Netflix. Seu currículo ainda inclui 'Os Novos Mutantes', 'Gatunas' e 'Nancy Drew'.
Grandes apostas
Bruna Marquezine
A intérprete de Salete em 'Mulheres Apaixonadas' cresceu e se tornou uma grande atriz. Não à toa, Bruna foi o interesse romântico do super-herói Besouro Azul no filme de mesmo nome. A expectativa é que a estrela esteja em outra grandes produções em breve, após se mudar para os EUA com o objetivo de focar na carreira internacional.
Anitta
Quando o assunto é música, não há questionamentos sobre a carreira bem-sucedida da cantora no exterior. Agora, Anitta deve começar uma empreitada ambiciosa como atriz. Ela participou da temporada mais recente da série 'Elite', e já adiantou que deve filmar uma nova produção neste ano ainda.
Bruno Gagliasso
O ator também encerrou seu ciclo em novelas e agora está investindo no mercado internacional. Ele participou da série 'Santo', da Netflix, e também está no elenco de 'Operação Maré Negra', do Prime Video.
Trabalhos pontuais
Maria Fernanda Cândido
O Brasil foi à loucura quando soube que a atriz teria um papel importante em 'Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore', filme da franquia 'Harry Potter'. A atriz foi escolhida justamente para dar vida a uma personagem brasileira.
Murilo Benício
No ano 2000, o ator foi par romântico de ninguém menos que Penélope Cruz no filme 'Sabor da Paixão'. No longa, Murilo interpretou Toninho, um baiano que trai a esposa e a vê partir para os Estados Unidos para se tornar em uma grande apresentadora de programa culinário.
Thaila Ayala
Durante um período, a atriz investiu em sua carreira internacional e participou de duas produções importantes dirigidas por James Franco, 'Zeroville' e 'The Long Home'. Ainda, Thaila foi protagonista do live-action 'Pica-Pau: O filme'. A artista ficou cerca de 10 anos longe das telas, e agora voltou para as novelas em 'Família é Tudo'.
José Wilker
Grande referência quando o assunto era cinema, o ator teve um papel de destaque no filme 'O Curandeiro da Selva'. A produção tinha a floresta amazônica como cenário e foi protagonizada por Sean Connery e Lorraine Bracco. Wilker morreu em 2014 aos 67 anos.
Giulia Be
O foco da artista é sua carreira musical, já tendo lançado canções em português, inglês e espanhol. Em 2022, porém, ela entrou no radar internacional ao protagonizar o filme 'Depois do Universo', da Netflix. O longa ficou entre os mais assistidos do catálogo da plataforma de streaming.