Topo

Regina Duarte acumula advertências por postar fake news sobre governo Lula

Colaboração para Splash, em São Paulo

19/05/2024 04h00

Regina Duarte, 77, foi advertida pelo Instagram por compartilhar fake news em relação às enchentes que atingem o Rio Grande do Sul.

Em seu perfil na plataforma, a atriz postou vídeo enganoso sobre a atuação do presidente Lula (PT). Regina Duarte acusou erroneamente o governo federal de rejeitar doações enviadas por Portugal para os gaúchos. A informação foi desmentida por agência de checagem e pelo próprio governo.

Atriz acumula advertências por fake news

Diversas publicações feitas por Regina Duarte já foram marcadas como enganosas pelo Instagram. A plataforma, inclusive, já colocou um alerta para quem tenta seguir o perfil da atriz pelas reiteradas "informações falsas" replicadas por ela.

Relacionadas

Lula é o alvo principal das fake news de Regina. Antipetista e apoiadora do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a artista foi advertida por postar conteúdo enganoso para contestar a vitória de Lula nas eleições de 2022o deputado federal Nilto Tatto (PT-SP) chegou a rebater a atriz.

Duarte também replicou a mesma informação falsa que mobilizou os golpistas a depredarem Brasília em 8/1 e teve outro post sobre o mesmo tema em seu perfil no Instagram marcado como falso.

A artista compartilhou fake news sobre Nando Reis. Ela replicou vídeo deturpado com falsas vaias ao cantor durante apresentação no Rock in Rio, em 2022.

Em seu perfil, ela já duvidou que o povo yanomami tenha enfrentado dificuldades durante a gestão Bolsonaro. Além das informações falsas, Regina também publicou ataques a minorias sociais como transexuais e não binários ou a população negra. A disseminação de discursos de ódio é proibida pelas regras do Instagram.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Regina Duarte acumula advertências por postar fake news sobre governo Lula - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade