Topo

'Mad Max' chega à versão garota e segue violento

Anya Taylor-Joy em cena de 'Furiosa: Uma Saga Mad Max' Imagem: Warner Bros./Divulgação

Thales de Menezes

Colaboração para Splash, em São Paulo

23/05/2024 12h01

Esta é a newsletter Dicas de Filmes e Séries. Inscreva-se gratuitamente para receber no seu email toda quinta. Conheça as demais newsletters do UOL. São 19 opções, sobre os mais variados assuntos para você escolher.

É impossível falar de outra coisa. 'Furiosa: Uma Saga Mad Max' é um dos grandes lançamentos do ano e pode levar mais gente ao cinema que a segunda parte de "Duna" conseguiu há poucos meses. E, com certeza, transformará Anya Taylor-Joy definitivamente numa estrela.

O filme se dedica a contar a infância e a adolescência da personagem interpretada no filme anterior da franquia por Charlize Theron. É um prequel, que explica como Furiosa se tornou uma guerreira das estradas e como perdeu seu braço esquerdo, substituído por uma prótese metálica.

Relacionadas

Chris Hemswort em cena de 'Furiosa' Imagem: Reprodução

Difícil dizer se o longa é melhor ou pior que "Mad Max: A Estrada da Fúria", simplesmente porque os dois parecem ser um filme só. Os personagens se repetem, a desolação do mundo de areia é a mesma e as corridas e explosões de veículos malucos seguem histéricas.

De novidade, além do frescor da atriz principal, a presença de Chris Hemsworth como o vilão que faz Furiosa comer o pão que o diabo amassou. Ele se afasta do perfil garboso de Thor dos filmes da Marvel, usando aqui um horrendo nariz falso. É a batalha entre a bela e a fera.

"Furiosa: Uma Saga Mad Max", 2024
Direção George Miller
Elenco Anya Taylor-Joy, Chris Hemsworth
Classificação 16 anos
Onde Nos cinemas

Quer receber informações sobre novidades no streaming e no cinema no seu WhatsApp? Splash tem um canal com curadoria para te ajudar na seleção do que assistir.

Já disponível na sua tela...

Godzilla e Kong, agora lado a lado

Godzilla e King Kong Imagem: Divulgação/Warner+Legendary

Após se enfrentarem em "Godzilla Vs. Kong" (2021), os dois monstrengos se unem para combater um terceiro gigante, este com péssimas intenções em relação à humanidade.

O filme é bem movimentado, mas não é fácil conduzir trama com 2 criaturas irracionais trabalhando em equipe. Bom programa para 25/5, Dia do Orgulho Nerd.

"Godzilla e Kong: O Novo Império", 2024
Direção
Adam Wingard
Elenco Rebecca Hall, Bryan Tyree Henry
Classificação 12 anos
Onde Apple TV, NOW

Roteiro esperto de "Beekeeper" supera clichês

Jason Statham em cena de 'Beekeeper' Imagem: Miramax/Divulgação

Vindo do sucesso de bilheteria estrondoso de "Megatubarão 2", o fortão Jason Statham assume um papel clichê em filmes de ação: o sujeito pacato que os bandidos resolvem pressionar, sem saber que é um ex-agente de forças especiais.

Aí a trilha de vingança começa, com violência. Você já viu esse filme antes, mas aqui há uma boa dose de inteligência no roteiro.

"Beekeeper: Rede de Vingança", 2023
Direção
David Ayer
Elenco Jason Statham, Emmy Raver-Lampman
Classificação 18 anos
Onde Prime Video

O que está bombando

Emilia Clarke e Chiwetel Ejiofor em cena 'Geração Futuro' Imagem: Divulgação/Prime Video

"Geração do Futuro" está no topo dos filmes mais vistos no streaming, e não é fácil entender as razões desse sucesso. É uma ficção científica bastante arrastada, na qual os diálogos querem discutir questões profundas.

Mas há um apelo pop.Primeiro, pela atraente dupla de protagonistas, atores que já tiveram resposta calorosa dos fãs. Emily Clarke é a eterna Daenerys de "Game of Thrones", enquanto Chiwetel Ejiofor ganhou fama em "12 Anos de Escravidão".

Depois, o roteiro tem o mérito de escolher temas 'quentes': casais inférteis buscando ter filhos e a já famigerada Inteligência Artificial. Mas a história não mistura bem esses assuntos.

Numa Nova York alguns anos no futuro, o casal decide tentar ter filhos com ajuda dos métodos do Womb Center. Seus laboratórios permitem a gravidez em úteros móveis, ninhos artificiais ou no interior de grandes vagens. Dá para levar a sério?

"Geração do Futuro", 2023
Direção
Sophie Barthes
Elenco Emily Clarke, Chiwetel Ejiofor
Classificação 10 anos
Onde Claro TV, Apple TV, Amazon

FIQUE DE OLHO

Anne Hathaway e Nicholas Galitzine em cena de 'Uma Ideia de Você' Imagem: Netflix/Divulgação

Pelo menos no streaming, 2024 parece ser mesmo o ano de Nicholas Galitzine. O ator está agora em "Uma Ideia de Você", comédia romântica com Anne Hathaway que funciona muito bem.

O londrino de 29 anos vem do sucesso da adaptação do romance teen 'Vermelho, Branco e Sangue Azul' e logo aparecerá no Starzplay em 'Mary e George', elogiada minissérie de época com Julianne Moore.

"Uma Ideia de Você", 2024
Direção
Michael Showater
Elenco Anne Hathaway, Nicholas Galitzine
Classificação 14 anos
Onde Prime Video

PARA MARATONAR

Austin Butler em cena de 'Mestre do Ar' Imagem: AppleTV+/Divulgação

Steven Spielberg adora produzir minisséries de guerra. "Mestres do Ar" tem nove episódios e mostra soldados dentro de um avião, uma 'fortaleza voadora', cruzando as linhas inimigas em baixa altitude para enfrentar forças nazistas.

No elenco, Austin Butler, que, depois de empolgar em "Elvis" e "Duna Parte 2", volta aos cinemas no mês que vem como um motoqueiro rebelde no aguardado 'Clube dos Vândalos'.

"Mestres do Ar", 2024
Criação John Orloff
Elenco Callum Turner, Austin Butler
Classificação 16 anos
Onde AppleTV+

Estreias da semana Imagem: UOL

CLÁSSICO É SEMPRE CLÁSSICO...

Por que assistir a "O Professor Aloprado"?

Jerry Lewis em cena de 'O Professor Aloprado', de 1963 Imagem: Universal Pictures/Divulgação

Uma parcela dos filmes antigos oferecidos pelo Mubi pode matar saudade de gente madura que cresceu assistindo à Sessão da Tarde na Globo.

E poucos filmes foram tão predominantes no horário como "O Professor Aloprado". Lançado em 1963, é dirigido, escrito, produzido e estrelado por Jerry Lewis (1932-2017).

Então o maior cômico do cinema americano, ele criou um desafio pessoal, com dois personagens antagônicos para interpretar. Ele é o introvertido professor de química Julius Kelp, que desenvolve uma fórmula para tomar e se transformar em um conquistador, um Don Juan capaz de seduzir qualquer mulher.

Talvez seja o filme em que Lewis mais se afasta de seu habitual humor 'pastelão inteligente'. Quase sempre há algo de infantil em seus tipos, mas aqui a pegada é outra, bem adulta. Não apenas o mais elogiado filme do ator, mas também uma de suas maiores bilheterias na carreira.

'O Professor Aloprado', 1963
Direção
Jerry Lewis
Elenco Jerry Lewis, Stella Stevens
Classificação 12 anos
Onde Mubi

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

'Mad Max' chega à versão garota e segue violento - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Dicas de Filmes e Séries