Morre Morgan Spurlock, astro do documentário 'Super Size Me', aos 53 anos
Colaboração para Splash, em São Paulo
24/05/2024 12h02
Morgan Spurlock, que produziu, dirigiu e estrelou o famoso documentário "Super Size Me: A Dieta do Palhaço" , em 2004, morreu aos 53 anos.
O que aconteceu
Na manhã de hoje, a família de Morgan fez o comunicado. A morte do cineasta aconteceu um dia antes, em Nova York, e se deveu a complicações de um câncer.
Em nota enviada à People, Craig Spurlock, irmão do produtor, lamentou o ocorrido. "Foi um dia triste, quando nos despedimos de meu irmão Morgan. Morgan deu muito através de sua arte, ideias e generosidade. O mundo perdeu um verdadeiro gênio criativo e um homem especial. Estou muito orgulhoso de ter trabalhado junto com ele". O tipo de câncer que Spurlock teve não foi revelado.
Em "Super Size Me", Spurlock passou um mês se alimentando apenas de McDonald's três vezes ao dia. Pelas regras do experimento, ele não poderia consumir nada que não estivesse no cardápio do restaurante, e deveria aceitar sempre que os vendedores oferecessem o combo "super size". Nesse período, ele viu seu colesterol e percentual de gordura aumentarem, e passou a enfrentar problemas como depressão, alterações de humor e disfunção sexual.
A obra iniciou um debate ao redor do mundo sobre a rede de fast food. Seis semanas depois do lançamento do documentário indicado ao Oscar, o McDonald's parou de servir refeições no tamanho "super size", presente no cardápio desde 1987. O combo dessa categoria vinha com um refrigerante de 1,2 L e fritas de 200 g. Atualmente, no Brasil, o maior refrigerante presente no cardápio é de 700 mL, e em 2022 foi introduzida no cardápio a porção "mega" de fritas, com aproximadamente 200 g.
Ao todo, Spurlock produziu quase 70 filmes e séries ao longo de sua carreira. Como diretor, ele conduziu longas como "Where in the World Is Osama Bin Laden?" (2008) e "Freakonomics" (2010) após o sucesso de "Super Size Me".
Seu filme mais célebre chegou a ganhar uma espécie de sequência em 2017: "Super Size Me - O Frango Nosso de Cada Dia". Na produção, Spurlock se debruçava sobre a indústria do frango.