Como amor de mãe transformou a vida do filho de Mauricio de Sousa

"Foi o dia mais importante da minha vida. Eu me transformei naquele dia, o mundo se abriu." É assim que o influenciador Mauro Sousa, filho do cartunista Mauricio de Sousa e da diretora de arte Alice Takeda, descreve a primeira conversa com a mãe sobre ser gay.

No fim de semana da maior Parada do Orgulho LGBT+ do mundo, em São Paulo, Splash traz trechos inéditos de uma entrevista com Alice. Na conversa exclusiva, ela conta como percebeu que o filho precisava ser acolhido.

Sempre vi um menino alegre, esperto, mas quando ele começou a adolescência, eu via que ele tinha momentos de tristeza. Eu via que ele tinha momentos, não digo depressivos, mas eu via que ele tinha momentos de baixa.

Diante da visível tristeza do filho, a desenhista tomou a iniciativa de propor uma conversa. À época, Mauro tinha 18 anos e estava angustiado por acreditar que precisava esconder o relacionamento que vivia com outro garoto.

Alguma coisa de mãe bateu em mim e eu fui conversar com Mauro: 'Mauro, fala para mim, conta para mim, o que está acontecendo com você?' E nesse momento ele começou a chorar muito, mas o meu coração de mãe dizia que era alguma coisa muito séria [...] Foi aí que ele me abraçou e se abriu.

Alice tomou iniciativa de conversar com o filho Mauro
Alice tomou iniciativa de conversar com o filho Mauro Imagem: Reprodução/Instagram

Alice fez questão de acolher e reafirmar o amor pelo filho: "Não precisa se preocupar". "Todo mundo te ama tanto. Qual é a diferença, meu Deus do céu? Nós temos um amor por você, que é você. O que você gosta, o que você não gosta. Se você gosta mais do azul ou do amarelo, não tem nada a ver conosco. Tem que gostar de você. E é de você que gostamos, que nós amamos."

A primeira pessoa da família com quem Mauro conversou foi uma das irmãs, a desenhista Marina Takeda, quando tinha entre 13 e 14 anos. A relação de confiança atravessou os anos e fortaleceu ainda mais a relação entre os irmãos.

Marina abraçou o Mauro antes. Marina foi a irmã que salvou ele, porque Marina deu muita força para Mauro. E depois, nossa, o irmão [Mauricio] também. E eu vi que na nossa família não tinha problema nenhum em aceitar Mauro como ele é.

Continua após a publicidade

Mauro foi abraçado pela família

Mauricio de Sousa, Alice e Mauro em Gramado (RS)
Mauricio de Sousa, Alice e Mauro em Gramado (RS) Imagem: Anna Alves/@annaafotografa/Divulgação

Eu sinto que Mauro meio que salvou a minha evolução enquanto ser humano, porque a gente conversa sobre muitas coisas. Essa trajetória de Mauro me abriu muitos olhos sobre minorias, preconceito, acolhimento. A minha sensação é que ele me fez uma pessoa melhor por ser exatamente quem ele é. Marina Takeda

Uma coisa tão natural. Ele é meu filho. É o meu filho como ele é, como deve ser. Que seja ele mesmo e use bem essa vida que ele tem, cercado de amigos. Eu acho que ajudei, acompanhando Mauro, eu ajudei Mauro a ser o Mauro que todo mundo conhece. Mauricio de Sousa

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.