'A camisa da seleção é nossa', defende o público da Parada LGBTQIA+

A 28° Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo atendeu o pedido feito pela cantora Pabllo durante o show da Madonna no Rio, mês passado, e hoje, em suas redes sociais.

"Filhas, quero convocar todas vocês a irem de verde e amarelo, pra gente fazer a nossa bandeira brilhar novamente", disse ela.

"A camiseta da seleção é um patrimônio do brasileiro. Nos últimos anos quiseram colocar ela como símbolo da extrema-direita. Por isso a gente tem a ideia de trazer essa marca para todos os brasileiros", disse Raphael Lesnock, 29, analista de planejamento.

O seu namorado, João Peclad, 21, analista de marketing, conta que morava no Rio de Janeiro e sentia a cidade com muitas pessoas homofóbicas.

"Eu vim para São Paulo para trabalhar e para morar junto do Raphael. Foi com ele que conseguir ser livre pela primeira vez. A Parada representa isso tudo", conta.

Já Ana "animal", 61, promotora, veio em todas as Paradas LGBT+ e conta: "Eu nunca tive vergonha de usar verde, amarelo ou a camiseta da seleção. Mas sim, a galera da Parada estava cismada de usar essas cores. Já estava na hora da gente retomar o nosso orgulho plenamente, inclusive, o orgulho do Brasil", diz.

Os amigos Denner Martins, 27, gerente de banco, e Estevan Robert, 33, administrador, vieram para a Parada LGBT+ com camisetas da seleção brasileira com os nomes marcados nas costas.

Continua após a publicidade

"Isso aqui é nosso. Precisou vir a Madonna com a Pabllo pra gente lembrar que a gente precisava tomar a nossa bandeira e os símbolos do Brasil de volta", diz Denner.

Amigos com orgulho LGBT e da bandeira do Brasil
Amigos com orgulho LGBT e da bandeira do Brasil Imagem: Alexandre de Melo

Thayna Almeida, 25, autônoma, veio com um grupo grande de amigos. "A nossa camisa e nossa bandeira foram roubadas. A gente está tomando de volta", explica a jovem que usa uma regata da seleção.

O casal Henrique Cherichella, 34, especialista em diversidade e inclusão, e Thiago Sartorato, 34, esperavam o discurso da deputada Erika Hilton quando falaram com o Splash.

"A gente veio se divertir, mas é muito importante a gente mostrar que a bandeira é de todos e todas e não da extrema-direita", diz Henrique.

O casal Henrique Cherichella, 34, especialista em diversidade e inclusão, e Thiago Sartorato, 34
O casal Henrique Cherichella, 34, especialista em diversidade e inclusão, e Thiago Sartorato, 34 Imagem: Alexandre de Melo
Continua após a publicidade

235 comentários

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.


Galindo Hernandez

O verde e amarelo são as cores de TODOS os brasileiros... Já a bandeira adotada pela extrema direita do Brasil deveria ser toda preta com uma suástica ao centro, a bandeira N A Z I S T A, de um outro povo que na época também era manipulado por um bravateiro que era tido como "mito", um sujeito também insano, autoritário, que gostava de armas e queria eliminar os  g a y s  porque os achavam "anormais", assim como outros que pensassem ou fossem diferentes. Os  N A Z I S T A S  tem TUDO  a ver com Bolsonaro e sua S E I T A da extrema direita, os bolsonaristas...

Denunciar

Ranilson Bezerra Diniz

Este ano a Marcha para Jesus (que até 2022 era considerada pelos bolsonaristas como a marcha para bolsonaro) teve, majoritariamente, pessoas vestidas de azul. Já a parada LGBTQIPN+, sempre duramente atacada pelos bolsonaristas que são visceralmente contra os direitos deles, se veste majoritariamente com as cores da bandeira brasileira. Durante seu desgoverno bolsonaro se apropriou da bandeira brasileira e, até, do 7 de setembro. Foi só o Coiso perder a "canera bic" e a "chave do cofre" para o povo brasileiro retomar o que é seu direito. A bandeira do meu partido é vermelha e a de meu País é verde, amarela, azul e branca.   

Denunciar

Galindo Hernandez

O verde amarelo e a camisa da Seleção é do povo brasileiro, não dos bolsonaristas, "patriotas" Fakes, lambe - botas dos norte americanos, eleitores de deputados que gastam dinheiro público pra irem aos USA esculhambar e criticar o Brasil no Congresso americano...

Denunciar