Teca em 'Renascer', Lívia Silva foi 'descoberta' vendendo cocada aos 8
De Splash e Colaboração para Splash, no Rio e em São Paulo
03/06/2024 04h00
Lívia Silva, 18, é uma dos destaques de "Renascer" (Globo) ao interpretar Teca. Apesar de ser considerada uma revelação em novelas, a atriz paulista tem longa estrada no teatro e já participou de outras produções audiovisuais.
- Quer ficar por dentro de tudo o que rola no mundo das novelas? Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp.
Quem é Lívia Silva?
Uma menina de 18 anos, paulista, nascida e criada em São Bernardo do Campo. A Lívia é uma menina que faz teatro desde os 9 anos, teve seu primeiro trabalho com 11, em um longa-metragem. Uma menina determinada, alegre, que ama muito seu trabalho e está muito feliz em estar estreando em uma novela das 9 tão bonita e que muitas gerações
Lívia Silva
A atriz foi "descoberta" aos 8 anos por um produtor de elenco vendendo cocada na rua com a mãe. Lívia criou um slogan e apresentava para os clientes que se surpreendiam com sua desenvoltura. "Um dia a gente apresentou essa cocada para um produtor de elenco e ele perguntou se eu não tinha vergonha na cara. 'Você não quer ser atriz? Você é muito desenvolta', disse ele. 'Eu quero, é meu sonho, mas minha mãe não deixa, tem medo'. Ele conversou com a minha mãe, deu o nome de agência e alguns teatros."
A mãe de Lívia prometeu que levaria a filha a um dos endereços, mas isso demorou dois anos para acontecer. Com medo da profissão "pantanosa" e de uma agência que só queria tirar dinheiro delas no passado, a mãe hesitou. "Até o dia que a chamei de mentirosa. Aí, ela falou assim: 'vamos nesse teatro fazer uma aula teste para ver se é realmente o que você quer'".
A conexão com o teatro foi imediata. "Quando eu saí do teatro falei 'mãe, aqui é minha casa, eu não me vejo fora daqui'. Foi nesse momento que ela me deixou seguir, que ela falou 'como que eu vou tirar uma criança da casa dela, eu não posso fazer isso, né?'".
Teca em "Renascer"
Para construir a personagem, Livia conversou com Paloma Duarte, quem fez a Teca em 1993, e assistiu a alguns episódios da trama original. "Mas não me prendi a isso porque realmente é uma história atualizada, que conta com muitas modificações, é uma história que está sendo contada em 2024... Pedi ajuda e benção a Paloma para fazer a Teca. Têm muitas mudanças além de da cor, né? Eu sou uma menina preta e a Paloma, uma mulher branca".
Ser um instrumento de representatividade sendo uma pessoa tão jovem é muito emocionante. Honrada! Sinto que eu tô abrindo espaço para que outras meninas pretas postam me seguir e realmente me ter como uma inspiração.
Livia Silva
E o que acontece com a Teca nos próximos capítulos? "A Teca passa por muitas reviravoltas, tem teste de DNA e muitas resoluções de problemas. Esse lado da mediunidade vai se apurar ainda mais. Cenas muito bonitas e impactantes. A Teca vai sofrer, mas daqui a um tempo, ela vai descobrir muitas coisas sobre a vida passada também."
Por outro lado, nos bastidores da trama, Livia é só felicidade: ela é quem agita os colegas para gravarem vídeos engraçadinhos. "As redes sociais são uma porta de entrada [para me conhecerem] e meus fãs gostam de acompanhar os bastidores. Entro no Twitter e pedem: 'Faz vídeo com Fulano, faz com Ciclano'. E eu faço. Tenho que obedecer."
Edvana é a minha segunda mãe, ela tá realmente me criando em 'Renascer'. É uma pessoa que brilha onde chega. Todo mundo gosta muito dela. Não foi diferente comigo. É uma pessoa muito cativante... O Marquinhos [Palmeiras] também. Sou muito fã do trabalho dele. Às vezes, me pego admirando. Como ele faz parecer tão fácil? Os bastidores são uma delícia.
Livia Silva
A estreia na TV
"Renascer" é a primeira novela de Lívia, mas ela já apareceu na TV ao participar de "Sessão de Terapia" (Globoplay). Na trama, ela vivia Guilhermina, uma jovem filha de um casal interracial, que é levada à terapia porque os pais acreditam que ela esteja sofrendo bullying. Foi aí que surgiu uma amizade com Selton Mello, que dirigiu e protagonizou a produção.
O Selton virou uma pessoa da minha família. A gente tem uma relação muito próxima, assim como se fosse pai e filha, porque ele me dá bronca, ele me elogia. A nossa relação é muito bonita e foi muito fluida. A gente se conhecer em 'Sessão de Terapia', ele me dirigia e atuava junto comigo, então eu fiquei muito admirada com o trabalho dele.
Livia Silva
No papo com Splash, ela ainda contou as diferenças de gravar produções curtas — como filmes e séries — e novelas. "A primeira semana [de gravações de 'Renascer'] foi difícil. Em longa-metragem, a gente grava duas ou três cenas por dia, porque as coisas são realmente muito detalhadas. Na novela, eles já sabem exatamente o que querem, quais pontos eles querem pegar. A gente consegue gravar 15 a 20 cenas por dia. Foi um processo de realmente entender como era a velocidade da novela e também me adaptar a esse ambiente".