Doctor Who: Saiba o que rolou nas temporadas anteriores
Transmitida mundialmente pelo Disney+, a nova fase de Doctor Who teve seu pontapé inicial com três especiais que celebraram os 60 anos da icônica série britânica. Acontece que, tecnicamente, a primeira temporada desta "Era Disney" é também a 14ª se contarmos desde que a série passou por um revival em 2005. E se você planeja começar a série, mas tem medo de ficar perdido, não se preocupe. Splash resumiu um pouco cada um dos 13 anos anteriores.
O que é 'Doctor Who'
Antes de entrarmos nas temporadas, uma breve sinopse do que é a série. "Doctor Who" é protagonizada pelo Doutor, um alienígena de uma espécie chamada Senhor do Tempo. Como o próprio nome já sugere, essa raça desenvolveu e aperfeiçoou a tecnologia de viagem temporal. Viajando como uma TARDIS (nave que é maior por dentro do que por fora e capaz de navegar o tempo e espaço), o Doutor desbrava diferentes planetas e eras históricas ao lado de um ou mais companheiros, normalmente uma jovem humana.
Os Senhores do Tempo são capazes de se regenerar, ou seja, quando estão a um passo da morte, seu corpo e mente são alterados radicalmente. Por causa deste processo, o Doutor já teve vários rostos e personalidades bem diferentes. A regeneração é um elemento-chave da longevidade de "Doctor Who", uma vez que o conceito permite uma troca infinita de atores no papel principal e dá lastro para que roteiristas brinquem com diferentes tons ao longo dos anos.
Quando estreou em 1963, "Doctor Who" era protagonizado por William Hartnell. Durante a chamada era clássica da série, que foi de 1963 a 1989, o Doutor foi vivido também por Patrick Troughton, Jon Pertwee, Tom Baker, Peter Davison, Colin Baker, Sylvester McCoy e Paul McGann. Para o revival de 2005, o escolhido para pilotar a TARDIS foi Christopher Ecclestone.
1ª temporada
Na primeira temporada, o Doutor conhece Rose (Billie Piper), uma jovem de 19 anos que inadvertidamente se evolve em uma tentativa de domínio mundial por uma espécie alienígena capaz de controlar o plástico. Após ter a vida salva pelo Senhor do Tempo, a garota embarca na TARDIS para começar sua vida de viajante intergaláctica.
Ao longo deste ano, Doutor e Rose viajam para o dia em que a Terra é destruída, conhecem o escritor Charles Dickens e impedem que uma espécie de imobiliária alienígena dizime o planeta. Eles também se deparam com um dos maiores inimigos do Doutor, os Daleks, aliens cuja única missão é se tornar a espécie dominante do universo. Ao longo de suas aventuras, os começam a desenvolver sentimentos românticos um pelo outro.
Durante uma parada na Londres da Segunda Guerra Mundial, o Doutor e Rose conhecem o capitão Jack Harkness (John Barrowman), um vigarista que os atraiu pelo tempo para tentar lhes aplicar um golpe. Depois de enfrentar um vírus que transformava feridos em guerras em criaturas assustadoras, o Senhor do Tempo e a garota aceitam o golpista na TARDIS e eles passam a viajar como um trio. Durante suas aventuras, os três constantemente se deparavam com os dizeres "Lobo Mau" em diferentes pontos do tempo e do espaço.
Os Daleks retornam no final da temporada, armando uma armadilha para o Doutor e seus amigos. O trio de viajantes se une a outros humanos para resistir e, quando os vilões começam a atacar, o Doutor manda Rose de volta à Terra para que ela não morra. Apesar de lutar bravamente, Jack é encurralado e morto.
Na Terra, Rose decide abrir a TARDIS e olhar no vórtex temporal, absorvendo seu poder. Sozinha e se denominando Lobo Mau, ela desintegra todo o exército Dalek e ressuscita Jack, mas seu corpo humano começa a definhar por causa desses feitos. O Doutor então absorve a energia temporal de Rose, sacrificando-se e passando pela primeira regeneração da "era moderna".
2ª temporada
Newsletter
SPLASH TV
Nossos colunistas comentam tudo o que acontece na TV. Aberta e fechada, no ar e nos bastidores. Sem moderação e com muita descontração.
Quero receberCom a saída de Christopher Ecclestone, quem assumiu o papel principal foi David Tennant, o 10º Doutor. Em seu primeiro episódio, ele ajuda Rose e a Terra a se livrarem de uma invasão alienígena em pleno Natal. Devidamente apresentado, ele parte com Rose para novas aventuras.
O longo destes episódios, o Doutor reencontra Sarah Jane Smith (Elizabeth Sladen), companheira da Era Clássica que, após esse breve retorno estrelou seu próprio derivado, "The Sarah Jane Adventures". Além desse reencontro, ele e Rose também passam França Absolutista, por um universo paralelo e conhecem a Rainha Vitória.
O Doutor e Rose são obrigados a se separar no fim da temporada, quando a garota e sua família ficam presas em uma Terra paralela para sempre. Segundos depois de se despedir, no entanto, o Senhor do Tempo se depara com Donna (Catherine Tate), uma mulher explosiva que foi acidentalmente transportada para a TARDIS no dia de seu casamento (e no Natal).
Após uma investigação, o Doutor e Donna descobrem que uma raça alienígena que pré-data a Terra usaria a mulher como forma de acordar de milhões de anos de hibernação. Obviamente, a dupla derrota os vilões (entre eles, o noivo de Donna), salvando o planeta e o Natal.
3ª temporada
O Doutor conhece Martha (Freema Agyeman), uma estudante de medicina que o ajuda a resgatar um hospital que foi transportado para a Lua. Depois disso, os dois começam a viajar juntos, encontrando com William Shakespeare, visitando a Nova York dos anos 1930 e se reencontrando com Jack no fim do universo. Imortal desde que foi ressuscitado por Rose, Jack passou a ser imortal e a liderar a Torchwood, agência de defesa espacial que também foi centro de um spin-off de "Doctor Who".
Com Martha e Jack, o Doutor se reencontra com outro vilão clássico, o Mestre (John Simm), outro Senhor do Tempo que usa a viagem no tempo para dominar a Terra e prender seu velho inimigo e a família de Martha. Depois de um ano aprisionado, o Doutor enfim consegue derrotar o Mestre, embora fique subentendido que ele retornará.
Com a família traumatizada pela experiência com o Mestre, Martha decide deixar o Doutor, que volta a viajar sozinho... Mas não por muito tempo.
4ª temporada
Depois de muito tempo procurando pelo Doutor, Donna finalmente o encontra enquanto fazia sua própria investigação acerca de uma empresa suspeita. Depois de frustrar mais um plano alienígena, os dois passam a viajar juntos.
Além de enfrentar escravocratas intergalácticos e, obviamente, parar mais uma invasão à Terra, os dois ainda desvendam um assassinato ao lado da romancista Agatha Christie e reencontram Martha. Com a médica novamente ao seu lado, o Doutor parte com ela e Donna para um novo mundo, onde ele é clonado, ganhando uma "filha", Jenny (Georgia Tennant). Eles também conhecem River Song (Alex Kingston), que parece conhecer o Doutor de outras épocas, embora ele não saiba quem ela é.
Os Daleks retornam no fim da temporada, com um plano para destruir toda a realidade. Com a ajuda de Rose (que escapou temporariamente do universo paralelo), Jack, Martha, Donna e mais, o Doutor frustra os planos de seus oponentes, virando-o contra eles.
Durante esse processo, Donna sem querer dá início a um processo que cria uma nova cópia do Doutor, que possui uma personalidade que une a do Doutor e de Donna. Infelizmente, ela acaba absorvendo parte da mente do Senhor do Tempo e o único jeito de ela sobreviver a isso é tendo todas as memórias relacionadas a ele apagadas.
Separado de Donna, o Doutor afirma que nunca mais poderá vê-la, ou ela se lembrará dele e morrerá.
Mais tarde, o Mestre retorna mais poderoso e incontrolável após um processo de ressurreição falho. Cansado de estar sozinho, o vilão usa uma máquina para transformar todos os humanos na Terra em uma versão dele.
Isso, no entanto, era uma armadilha dos Senhores do Tempo, que manipularam o Mestre para que ele servisse como um farol que os tiraria de uma dimensão-bolso em que eles estavam presos há séculos por causa de uma guerra com os Daleks. O Doutor consegue se livrar do Mestre e dos Senhores do Tempo, mas acaba "morrendo" no processo e se regenerando.
5ª temporada
O 11º Doutor foi vivido por Matt Smith e, em sua primeira temporada, ele foi acompanhado de Amy Pond (Karen Gillen) e seu namorado, Rory Williams (Arthur Darvill). Essa, aliás, é a temporada que inclui o bem conhecido vídeo do Doutor levando Van Gogh para conhecer um museu que exibe orgulhosamente suas obras, apesar do pintor não ter o talento reconhecido em vida.
Além de Van Gogh, o Doutor também se encontra com Winston Churchill, enfrenta os Daleks mais uma vez e luta contra vampiros na Veneza do século XVI. Não bastasse, ele também reencontra River Song, que deixa subentendido que os dois, na verdade, são casados.
Rory morre, mas volta poucos episódios depois como um soldado das Legiões Romanas durante uma visita do Doutor e de Amy ao passado. Ao lado de River, Amy e Rory, ele recria o Big Bang, dando um novo começo ao universo.
6ª temporada
Agora casados, Amy e Rory seguem viajando com o Doutor, que agora vive com a ameaça misteriosa do Silêncio, uma organização dedicada apenas a matá-lo, pairando sobre ele. Eventualmente, o Doutor descobre que o Silêncio, interessado na filha que Amy e Rory geriram dentro da TARDIS, sequestrou Amy e a trocou por uma cópia por meses. É revelado então que River é, na verdade, filha de Amy e Rory, sequestrada e criada pela organização para matar o Doutor.
O tiro sai pela culatra e não só River não mata o Doutor, como se casa com ele o ajuda a derrubar a organização ao fim da temporada.
7ª temporada
O Doutor passa apenas metade da temporada com Amy e Rory. Isso porque, depois de algumas aventuras, os dois acabam presos em um passado inacessível para o Doutor e morrem sem nunca reencontrá-lo.
Quem ocupa seu lugar é Clara (Jenna Coleman), uma mulher que tem aparecido diversas vezes ao longo da história do Doutor sem que ele saiba o motivo. Instigado pela existência da moça, o Doutor passa a levá-la na TARDIS e os dois rapidamente formam um forte laço de amizade.
O mistério de Clara é resolvido quando ela e o Doutor visitam aquela que deve ser a lápide do Senhor do Tempo. Ameaçada por inimigos do Doutor, ela se joga em sua linha temporal, tendo sua personalidade espalhada pelas várias vidas do Doutor, que então a resgata e salva o dia.
É nessa temporada também que acontece o especial de 50 anos de "Doctor Who". Em um episódio que chegou a ser exibido nos cinemas, a série reuniu David Tennant, Matt Smith, Jenna Coleman e Billie Piper a John Hurt, que viveu uma versão antes nunca revelada do Doutor. Nesse capítulo, é revelado que o Doutor não destruiu seu planeta-natal como ele acreditava, e sim salvou-o com a ajuda de suas versões passadas e futuras, com quem guardou o planeta em uma dimensão-bolso.
Após séculos protegendo o local de onde seu povo poderia escapar - reiniciando uma guerra -, o Doutor enfim é derrotado pelo tempo e regenera mais uma vez.
8ª temporada
Sai Matt Smith, entra Peter Capaldi. Mais ranzinza que as versões anteriores, o 12º Doutor segue viajando com Clara, ao lado de quem ele visita o Expresso-Oriente (no espaço), assalta um banco alienígena e conhece Robin Hood.
Além de vilões icônicos como os Cybermen, o Doutor também enfrenta Missy (Michelle Gomez), nova regeneração do Mestre, que manipula os robozões a tentarem dominar a Terra. Com a ajuda de Clara, ele frustra os planos da vilã, mas decide deixar a companheira para trás após a morte de seu namorado.
Os dois se reúnem no Natal e, com a ajuda do Papai Noel (ou quase isso), se livram de uma raça alienígena parasítica que ataca pessoas durante o sono. Juntos novamente, Doutor e Clara voltam a viajar pelo tempo e espaço.
9ª temporada
Doutor e Clara seguem viajando juntos, se deparando com Missy, Daleks e outros inimigos clássicos de "Doctor Who" no caminho. Eles conhecem também a jovem viking Ashildr (Maisie Williams) e a salvam da morte usando tecnologia alienígena. O que eles não sabiam, no entanto, é que tal tecnologia a tornaria imortal.
A garota reencontra a dupla em diferentes ocasiões, com a última sendo letal. Chantageada pelos Senhores do Tempo para encontrar o Doutor, Ashildr, agora se autodenominando Eu, arma para que um dos amigos humanos dele se envolva num misterioso assassinato. Com esse rapaz tendo poucos minutos de vida, Clara decide tomar seu lugar e acaba morrendo ao mesmo tempo em que o Doutor é levado a seu planeta-natal, Gallifrey.
Lá, ele exila o alto-escalão dos Senhores do Tempo, a quem ele culpa pela morte de Clara. Em um ato de loucura, o Doutor usa a tecnologia de viagem no tempo para resgatar a companheira no último momento antes de sua morte. O ato é visto como criminoso e os dois passam a fugir.
Entendendo que os Senhores do Tempo não deixarão ele e Clara em paz, o Doutor usa uma máquina para se esquecer de todas as aventuras que ele teve com Clara, para que ninguém possa usá-lo para encontrá-la. Clara parte numa TARDIS própria para explorar o universo com Eu, enquanto o Doutor tem seu último reencontro com River Song.
10ª temporada
O Doutor se junta à estudante Bill (Pearl Mackie) e o androide Nardole (Matt Lucas) para tentar transformar Missy em uma pessoa boa. Durante esse processo, a Terra é invadida e dominada por uma poderosa espécie alienígena capaz de reescrever a história. Com a ajuda da Senhora do Tempo renegada, eles vencem os invasores e livram o planeta de sua ameaça.
Em uma missão com Missy, Bill é gravemente ferida. O Doutor tenta salvá-la, mas quando a alcança já é tarde demais - a garota foi transformada em um Cyberman por Mestre (a versão de John Simm) e Missy. Os cyberman se rebelam, no entanto, e passam a caçar o Doutor e os Mestres.
Após uma batalha final, Bill se livra do corpo de Cyberman e começa a viajar o espaço ao lado da namorada. Sozinho e se recusando a se regenerar novamente, o 12º Doutor reencontra sua primeira versão, vivida agora por David Bradley (Game of Thrones), que passa por um dilema parecido.
Depois de se aventurar com o 1º Doutor, o 12º recupera suas memórias de Clara e se permite regenerar.
11ª temporada
Pela primeira vez em mais de 60 anos, "Doctor Who" passou a ser protagonizada por uma mulher apenas na 11ª temporada do revival. Com a saída de Peter Capaldi, quem assumiu o título foi Jodie Whittaker. Sua Doutora inicialmente viajava com Yas (Mandip Gill), Ryan (Tosin Cole) e Graham (Bradley Walsh), com quem passou duas temporadas.
O 11º ano contou com a Doutora encontrando com o Rei James I, Rosa Parks e testemunhando a onda de violência religiosa que assolou a Ásia durante a separação do Paquistão da Índia. Ela e sua equipe também visitam uma espécie de Amazon espacial e salvam uma antiga espécie de divindade espacial antes de reencontrar os Daleks.
12ª temporada
A 12ª temporada se tornou um marco no cânone de "Doctor Who". Isso porque, após mais de 60 anos, a série optou por um retcon que transformou a Doutora numa criatura misteriosa chamada de Timeless Child (criança fora do tempo, em tradução livre). De volta, o Mestre (Sasha Dhawan) revela que, na verdade, a Doutora teve muito mais do que apenas 13 encarnações, tendo sido usada como experimento para dar regenerações a todos os Senhores do Tempo.
Confrontada por esse passado desconhecido, a Doutora conhece...a Doutora. Interpretada por Jo Martin, essa nova versão da Senhora do Tempo é, teoricamente, uma versão anterior a vivida por William Hartnell, mas que a Doutora não se lembra de ter sido. As duas seguem caminhos diferentes, agora cientes de que seus séculos de vida foram uma mentira.
Ao fim da temporada, Graham e Ryan deixam a TARDIS, mas Yas decide seguir viajando com a Doutora, por quem ela desenvolveu sentimentos ao longo de seu tempo juntas.
13ª temporada
Na 13ª temporada, a Doutora e Yas recebem Dan (John Bishop) na TARDIS e, ao seu lado, passam a investigar um mal que parece perseguir a Senhora do Tempo pelo que ela fez em suas vidas passadas. Nisso, eles descobrem o Flux, uma força imparável que destrói grande parte do universo.
Acontece que o Flux foi criado justamente para derrotar a Doutora e, na tentativa de pará-lo, ela acaba encontrando com sua mãe adotiva, que admite ter usado a filha como experimento para dar poder aos Senhores do Tempo. Depois de enfrentar a mãe e dois seres imortais, a Doutora tem a chance de recuperar as memórias perdidas, mas decide não fazê-lo. Querendo seguir em frente, ela esconde o receptáculo dessas memórias na TARDIS.
Em uma última aventura com Yas, a Doutora precisa mais uma vez enfrentar o Mestre, que se disfarçou como a infame figura russa Rasputin. O vilão cria uma armadilha para a Doutora e rouba seu corpo, obstinado em destruir a reputação que ela criou ao longo de milênios salvando o universo.
A Doutora é salva do Mestre por Yas, mas a Senhora do Tempo é atingida por um laser mortal e começa a se regenerar. Antes de mudar de rosto e personalidade, no entanto, ela leva Yas para tomar sorvete.
Vendo um último pôr-do-sol, a 13ª Doutora se regenera no 14º Doutor (David Tennant novamente), dando o pontapé inicial para os especiais de 60 anos da série lançados pelo Disney+.
Deixe seu comentário