Michelle Barros faz alerta e chora ao relatar abuso na infância
Colaboração para Splash, em São Paulo
04/06/2024 21h45
Michelle Barros, 44, fez um relato emocionante sobre um episódio triste que viveu na infância.
O que aconteceu
No 'Chega Mais' (SBT) da manhã de hoje, ela contou que foi abusada na infância. O abuso sexual era a pauta do programa.
A jornalista se chorou ao iniciar o relato. "Depois que eu fiquei maior que eu entendi o que aconteceu. Falava pro meu filho: não deixa ninguém, nem seu pai, tia, tio, tocar em vocês nesses lugares [íntimos]. É importante falar isso pras crianças, acender o alerta pra que não ocorra. Acontece isso em várias famílias, em todo lugar. E deixa marca pro resto da vida da pessoa, é um problema gravíssimo, e a criança não entende".
Regina Volpato percebeu que a colega estava estranha logo no início da discussão. "A cada pergunta que eu fazia a Michelle olhando tão firme".
Michelle, então, continuou, dizendo que entendeu tudo o que havia acontecido com ela. "Depois que eu fiquei maior que eu entendi o que aconteceu. Eu passei a ter alguns comportamentos reativos e enfim, transforma a vida das pessoas. A família tem que falar, tem que dizer, prestar atenção nos sinais das crianças. Se ela fica quieta, se não fala com a pessoa que é o abusador, se fica agressiva. Eu fiquei agressiva quando eu cresci".
A apresentadora ressaltou que é fundamental debater esse assunto. "Está em todo lugar. Várias pessoas foram vítimas em todo tipo de residência, não só das pessoas mais humildes".
Volpato a questionou como Michelle lida, atualmente, com o que sofreu. Michelle respondeu: "Em algumas situações, a cena ainda me vem à cabeça, nunca vai se apagar. Nunca vai sair da minha cabeça e não vai sair da cabeça de ninguém que foi vítima".
A comunicadora ainda afirmou que já perdoou a pessoa. "A gente só tem que aprender que assim: não foi culpa minha. Aquela pessoa tem um problema muito sério e eu já perdoei. Não quero carregar um fardo comigo de rancor. Eu aprendi que a gente sempre tem que tirar lições da coisa. E aprendi a cuidar do meu filho. E meu filho nunca passou por isso porque alertei desde o começo".
Barros contou que trabalha o trauma em sessões de terapia, e que é a primeira vez que falava sobre o episódio em público. Ela, logo, foi acolhida por Regina Volpato e Paulo Mathias.
Regina, por fim, enalteceu a jornalista pelo ato de coragem. "A gente te olha e te vê como uma mulher forte, inteligente, de muita personalidade. Te vejo dando um show nesse programa e abordando todos os assuntos com muita seriedade. Acho que você merece esse colinho. Tá se expondo pra caramba, espero que as pessoas te acolham".