'Me movo pelo desafio'; Fátima Bernardes celebra nova fase no digital
Fátima Bernardes levou ontem (4), para o Rio2c, no Rio de Janeiro, as novidades do seu novo projeto. Após 37 anos na televisão, a jornalista e apresentadora falou sobre a estreia de seu canal homônimo no YouTube e contou sobre a construção desse novo trabalho na internet ao lado da head do ecossistema de criadores da plataforma, Manuela Villela.
Com moderação de João Pedro Paes Leme, CEO e sócio fundador da Play9, Fátima abriu o painel do evento, considerado o maior de criatividade da América Latina, falando sobre o novo passo na carreira dentro do digital.
Acho que sempre me movo pelo desafio. Tenho muito medo da acomodação, de não estar oferecendo o melhor para quem está me assistindo. E acho que o melhor é sempre quando estou em dúvida se está indo bem, ali a gente oferece o melhor. Fátima Bernardes
Para Fátima, o novo canal no YouTube é como se fosse um filho pequeno. "Sabe aquela coisa que você levanta de noite e vai dar uma olhadinha pra ver se está vivo? Chega perto pra ver se está respirando? Estou assim com o canal. Eu acordo, dou uma olhadinha como ele está indo, se ele está bem, se o vídeo está sendo bem recebido, se estão cuidando dele direitinho, acompanhando, assistindo, comentando."
Sobre a transição da TV para as redes sociais, a jornalista acredita que não esteja falando para um público diferente, mas que vai achar o público que a acompanha. "O que me encanta é poder abrir um espaço pra talvez algo que aquela audiência não tivesse tão interessada, mas acabe depois se interessando. Acho que isso deve dar um prazer danado."
Durante o painel, Fátima comentou que está se adaptando a algo que ainda não sabe fazer e entendendo os desafios da plataforma, que são diferentes da TV. Mas para a head do YouTube no Brasil, a jornalista já tem muita linguagem do YouTube. "A maneira não só como ela se dirige à câmera, mas a maneira como ela espontaneamente entrega conteúdo é a cara da plataforma."
É um desafio nosso deixar ela cada vez mais confortável pra que ela faça o que ela faz e sempre fez de melhor, que é trazer pra gente conteúdo de qualidade. Manuela Villela
Com apenas um mês de lançado, Fátima Bernardes já conta com vários conteúdos endêmicos da plataforma, como reagindo a comentários e convidando os espectadores a se maquiar com ela.
Os conteúdos da jornalista continuarão trazendo muita informação, entrevistas, mas agora de uma maneira mais descontraída e com muito mais tempo: "Agora é o tempo que a entrevista precisa, não tenho mais essa limitação da questão do tempo".
Na primeira temporada, o programa de Fátima Bernardes no YouTube em formato de entrevista abordará temas relacionados aos Jogos Olímpicos de Paris de 2024 em conversas da apresentadora com atletas e seus familiares. Intitulado "Paris é Brasa!", o projeto da Play9 em parceria com o Comitê Olímpico do Brasil (COB) leverá um time de influenciadores, como Valen Bandeira, Matheus Costa e os apresentadores do podcast PodPah, para a cobertura das Olimpíadas.
A gente vai começar essa semana com o primeiro vídeo de atletas e ex-atletas. Sempre que possível o atleta e alguém da família ou alguém que ele considere como mentor, para que a gente fale não só das conquistas. Me interessa muito mais a construção dessa figura, como essa pessoa se tornou atleta. Fátima Bernardes
Segundo Fátima, é muito interessante também trocar com outros criadores de conteúdo que tenham mais experiência nessa forma de se comunicar que, para ela, é nova: "Pra eu ver que é possível pensar coisas diferentes dentro dessa plataforma". Ela comentou ainda sobre a dificuldade de ser de uma outra geração e de um outro tipo de trabalho: "Essa mistura de quem é da plataforma e quem não é vai ajudando a uma troca mesmo".
"Tudo é muito novo pra mim e pra quem está acompanhando (...) Eu gostaria muito que a gente caminhasse pra essa questão da entrevista. Gosto muito de ter alguém junto, pra refletir junto, pra dividir. Acho que é por aí que a gente vau caminhar", finaliza Fátima Bernardes sobre o novo canal no YouTube.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.