Faustão faz hemodiálise com ajuda de máquina portátil, diz jornal
De Splash, em São Paulo
05/06/2024 09h05
Fausto Silva, 74, está usando uma máquina de hemodiálise portátil, após passar por um transplante de rim no dia 26 de fevereiro.
O que aconteceu
Aparelho traz mais liberdade e mobilidade para pacientes com doença renal crônica. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (5) pelo jornal O Globo.
Relacionadas
João Guilherme, um dos filhos do apresentador, informou que o pai está bem, mas não pode comparecer a grandes eventos. "Eu acho que está num momento que as coisas estão evoluindo. Ele está pegando firme na ginástica", disse o rapaz, ao jornalista Leo Dias.
Faustão fez a primeira aparição pública após transplante. O apresentador esteve na festa de aniversário do filho caçula, Rodrigo, 16, no fim de maio. O vídeo foi publicado por Lara, filha mais velha de Fausto.
Internação e transplante
Comunicador deu entrada no Albert Einstein em fevereiro, após agravamento de uma doença renal crônica. Ele foi chamado à unidade após o hospital ter sido acionado pela Central de Transplantes do Estado de São Paulo e "realizado a avaliação sobre a compatibilidade do órgão doado".
Transplante foi realizado na manhã do dia 26 de fevereiro, e o apresentador deixou a UTI no dia seguinte.
Em 15 de março, Faustão fez uma embolização após atraso na recuperação do novo órgão. O método é uma terapia minimamente invasiva em que se insere um pequeno cateter no interior do sistema linfático.
Faustão recebeu diagnóstico de rejeição do órgão e, por isso, passou a ser submetido a um tratamento "mais potente". Segundo Luciana Cardoso, mulher do comunicador, o quadro foi revertido. Ele deixou o hospital no dia 12 de abril.
O transplante de rim aconteceu cerca de seis meses após o famoso passar por um transplante de coração. À época, ele foi incluído na lista de espera porque estava com um quadro de insuficiência cardíaca — o que pode provocar alterações renais.