Faustão faz hemodiálise com ajuda de máquina portátil, diz jornal

Fausto Silva, 74, está usando uma máquina de hemodiálise portátil, após passar por um transplante de rim no dia 26 de fevereiro.

O que aconteceu

Aparelho traz mais liberdade e mobilidade para pacientes com doença renal crônica. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (5) pelo jornal O Globo.

João Guilherme, um dos filhos do apresentador, informou que o pai está bem, mas não pode comparecer a grandes eventos. "Eu acho que está num momento que as coisas estão evoluindo. Ele está pegando firme na ginástica", disse o rapaz, ao jornalista Leo Dias.

Faustão fez a primeira aparição pública após transplante. O apresentador esteve na festa de aniversário do filho caçula, Rodrigo, 16, no fim de maio. O vídeo foi publicado por Lara, filha mais velha de Fausto.

Internação e transplante

Faustão fez a primeira aparição desde transplante de rim
Faustão fez a primeira aparição desde transplante de rim Imagem: Reprodução/Instagram

Comunicador deu entrada no Albert Einstein em fevereiro, após agravamento de uma doença renal crônica. Ele foi chamado à unidade após o hospital ter sido acionado pela Central de Transplantes do Estado de São Paulo e "realizado a avaliação sobre a compatibilidade do órgão doado".

Transplante foi realizado na manhã do dia 26 de fevereiro, e o apresentador deixou a UTI no dia seguinte.

Em 15 de março, Faustão fez uma embolização após atraso na recuperação do novo órgão. O método é uma terapia minimamente invasiva em que se insere um pequeno cateter no interior do sistema linfático.

Continua após a publicidade

Faustão recebeu diagnóstico de rejeição do órgão e, por isso, passou a ser submetido a um tratamento "mais potente". Segundo Luciana Cardoso, mulher do comunicador, o quadro foi revertido. Ele deixou o hospital no dia 12 de abril.

O transplante de rim aconteceu cerca de seis meses após o famoso passar por um transplante de coração. À época, ele foi incluído na lista de espera porque estava com um quadro de insuficiência cardíaca — o que pode provocar alterações renais.

Deixe seu comentário

Só para assinantes