Criador do TikTok? Compadre Washington brinca: 'Éramos os Menudos do samba'

Celebrando três décadas de carreira, Beto Jamaica e Compadre Washington falaram na Rio2C, na capital carioca, como o É o Tchan saiu do recôncavo baiano para sucesso internacional, além de ter "inventado" o Tiktok.

"Éramos os Menudos do samba", brincou Compadre Washington.

A pérola veio após o executivo Ricardo Ktenas, da antiga gravadora Poligram, que lançou o grupo, afirmar não haver diferença entre as famosas coreografias do grupo que repetiam à exaustão na TV, com as dancinhas que viralizam na plataforma hoje.

"Eles não só criaram essa viralização como foram os primeiros a fazer merchandising Tinha boneca do Tchan, camisa, boné, coisa que só Menudos faziam", observou Ktena.

Para uma plateia cheia, Beto e Compadre Washington relembraram os primórdios, quando ainda eram o Gera Samba, e o medo de trocar o nome, em 1994, devido a uma disputa judicial.

A mudança de Gera Samba para É o Tchan marcou uma virada na história do grupo. Beto Jamaica confessou que inicialmente a troca o deixou triste, e Compadre Washington teve dificuldade em se acostumar com o novo nome: "Parecia que estávamos jogando fora tudo o que conquistamos," disse Beto.

No entanto, quando o disco vendeu três milhões de cópias, a dupla acreditou que daria certo.

Hoje, Compadre Washington celebra que o grupo já está na quarta geração, apesar das críticas que ouviu por toda trajetória. Entre elas, ele falou da discriminação que o dançarino Jacaré sofreu.

Ele [Jacaré] recebeu muitas críticas, mas ele quebrou barreiras e mostrou que o talento e a arte não têm gênero. Jacaré foi muito corajoso e, graças a ele, muitos outros puderam seguir o mesmo caminho. Compadre Washington

Continua após a publicidade

A dupla fez ainda a plateia rir ao contar que os famosos bordões de Compadre Washington nasciam de seus esquecimentos das letras. Ele brincou: "Eu sempre falo eu sou o vice-cantor. Ele [Beto] é o cantor, porque quando chegava a minha vez de cantar, de tanto esperar, eu esquecia a letra. E vinha com os bordões."

E assim, É o Tchan foi ganhando seu espaço, fazendo turnê internacional e virando referência no gênero.

"Hoje somos uma referência. Quando lembro de tudo isso, vejo que a gente conseguiu furar bolhas e explorar o mercado. Viramos personalidades muito fortes. Eu nunca tive essa noção, mas a gente continua aprendendo e ensinando. Deus nos deu esse dom", concluiu Beto Jamaica, que ainda deu uma canja de "Segura o Tchan" no final.

Deixe seu comentário

Só para assinantes