Filme perturbador do Prime Vídeo mostra tratamentos psiquiátricos forçados

Eugenie (interpretada pela Mélanie Laurent) é uma jovem que tem o dom de ver e ouvir os mortos. Quando sua família descobre seu segredo, Eugenie é levada para a clínica neurológica La Salpêtrière, dirigida pelo pioneiro da neurologia e psiquiatria, Professor Charcot. Esta instituição abriga mulheres diagnosticadas com histeria, loucura, epilepsia e outras condições físicas e mentais. Tudo isso está em "O Baile das Loucas", longa de 2021 disponível no catálogo do Amazon Prime Vídeo.

Baseado no livro "Le Bal des Folles" de Victoria Mas, o filme nos transporta para o final do século XIX. Neste hospital, Eugenie conhece Geneviève, uma enfermeira da unidade neurológica cuja vida é marcada pela monotonia e desilusão. A interação entre essas duas mulheres torna-se central, mudando profundamente suas vidas enquanto se preparam para participar do infame "Bal des Folles", um evento anual organizado por Charcot.

Mélanie Laurent é a alma da produção. Conhecida por seu papel como Shosanna em "Bastardos Inglórios" de Quentin Tarantino, ela não é novata na direção e também assume o papel de Eugenie com profundidade. Afinal, "O Baile das Loucas" é uma ficção inspirada em histórias reais de mulheres submetidas a tratamentos psiquiátricos experimentais sob os cuidados do renomado Jean-Martin Charcot.

Perturbador em alguns momentos, "O Baile das Loucas" não apenas entretém, mas também incita uma reflexão crítica sobre a história e os tratamentos das mulheres em instituições psiquiátricas.

Filme: O Baile das Loucas

  • Direção: Mélanie Laurent
  • Ano: 2021
  • Gênero: Drama
  • Onde ver: Amazon Prime Vídeo

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.