Topo

Shows, babados, doação: como foi a maior edição do São João da Thay, no MA?

São João da Thay aconteceu em São Luiz Imagem: Reprodução/Instagram

De Splash, em São Luís

09/06/2024 14h03Atualizada em 10/06/2024 11h26

São João da Thay realizou sua maior edição em dois dias de festa, em São Luís, nesta sexta-feira (7) e sábado (8). O evento se consolidou como festival — o maior do Maranhão — e provou ser bem diferentão do que o público está habituado em festivais pelo país.

Não é apenas um festival de música. Ela, inclusive, fica em segundo plano em diferentes momentos. A programação do line-up divide protagonismo com os influenciadores e artistas convidados - -tanto que o chita carpet parece aglomerar mais fãs que as primeiras atrações dos palcos montados.

A ação social da festa e de sua anfitriã, Thaynara OG, também é impactante. Nesta edição, o lucro arrecadado será doado ao Criança Esperança. Deborah Secco, Sasha Meneghel, João Lucas e a ex-BBB Isabelle subiram ao palco para incentivar doações.

O festival é diferente por ter muitos discursos no palco por ser uma grande festa beneficente, com sua anfitriã, convidados e público. No palco, Thaynara OG fala com entusiasmo sobre o propósito social da festa e também faz ações patrocinadoras das muitas marcas parceiras e divulga o turismo e as manifestações culturais do Maranhão, um dos grandes motes do evento.

Ir ao São João da Thay é ter uma aula sobre a história do bumba meu boi e, na edição de 2024, sobre o boi bumbá, de Parintins (AM), que nasceu por influência dos bois maranhenses. O encontro dos amazonenses Boi Caprichoso e Boi Garantido com o local Boi de Morros, com participação especial da paraense Fafá de Belém, foi um dos ápices do segundo dia. Um show de cultura!

Christian Chavez no São João da Thay Imagem: Reprodução/Instagram

O destaque de público fica para Weslley Safadão, atração principal da segunda noite (8), que visualmente encheu o estacionamento do Shopping da Ilha e atraiu 13 mil pessoas, segundo a assessoria de comunicação do evento. Pela cidade, o nome de Safadão era o mais celebrado, no entanto, o forrozeiro não atendeu a imprensa por falta de agenda.

Alceu Valença também foi celebrado e fez um show com hits atrás de hits. Zaynara, uma das revelações do Pará com seu beatmelody, abriu a programação "nacional" com plateia mais tímida, porém considerável. Antes, artistas locais também subiram ao palco como Fabiana Alves, a "Marília Mendonça maranhense".

Na noite anterior (7), quando 9 mil pessoas estiveram presentes, Pabllo Vittar fez o show mais enérgico da edição ao apresentar o "Batidão Tropical Vol. 2". As regravações de músicas do Norte e Nordeste, como "São Amores" e "Pede Pra Eu Ficar (Listen To You) estavam na boca do povo.

Antes da drag queen, fãs do RBD esperavam ansiosamente por Christian Chávez, a primeira atração internacional da história do evento. Ele ensaiou passos do bumba meu boi e tocou a tradicional matraca, além de cantar dois hits solos da época do RBD, "Tu Amor" e "I Wanna Be The Rain".

Os forrozeiros da banda Magnifícos, bem populares no Nordeste, foram os primeiros a atrair grande público ao palco. Antes, fãs se aglomeravam para ver famosos no chita carpet. A noite sofreu duas baixas: Preta Gil faltou por questões de saúde e Taty Girl teve problemas de logística e não conseguiu chegar.

Apesar do recorde de público de 22 mil pessoas, o São João da Thay não atingiu o esperado de 30 mil pessoas. Agora, tem como desafio atrair mais fãs na próxima edição e manter a acertada decisão de fazer o evento em dois dias. Festival tem estrutura de grande porte, missão filantropa relevante a favor da educação e cultura e deve se estender por mais de um dia. Marcas parcerias para apoiar o crescimento também não faltam.

Fafá de Belém no São João da Thay Imagem: Reprodução/Instagram

Em 2024, o festival foi televisionado nacionalmente pelo Globoplay e conseguiu, de fato, mostrar um Maranhão sem estigmas e rico em cultura ao Brasil. Também deixou claro que a festividade de São João é diferente em cada estado nordestino e nortista.

Vale destacar também a cenografia do evento, que traz modernidade unida a tradição. Três palcos ligados entre si e conectados com a área vip do evento, assim como faz Beyoncé. Quem vê de longe enxerga apenas uma grande estrutura que remete aos típicos azulejos do centro histórico da capital maranhense, localizada na "Ilha do Amor".

Babados

Com muitas celebridades juntas, o São João da Thay vira notícia bem antes do primeiro show. Na segunda-feira passada (3), durante luau em Barreirinhas, no interior do Maranhão, os ex-BBBs Lucas Pizani e Giovanna Lima roubaram a cena ao viverem affair. Eles negaram o romance, mas não teve jeito: foram flagrados aos beijos no primeiro dia de shows, na quinta-feira (6).

Assumidíssimos para todo o Brasil, o casal Mabelle se desencontrou nos eventos pré-São João da Thay. Enquanto Matteus curtiu viagem aos Lençóis Maranhenses, Isabelle aproveitou o primeiro dia de shows sozinha. Para alegria do casal — e dos fãs —, eles se encontraram no último dia de festa e curtiram juntinhos. Matteus, inclusive, viu a amada performar no palco ao lado do Boi Garantido.

Já o ex-casal Davi Britto e Mani Rego deu o que falar pelos desencontros. Eles preferiram não se cruzar e fugiram um do outro. Davi teve seus momentos de interação com outros ex-BBBs e muitos pedidos de fotos com fãs, mas ficava isolado em boa parte do dia — e com seguranças. Ele chegou a ser vaiado na primeira noite de shows. Mani se soltou ao longo da semana e foi bastante cortejada por fãs e famosos.

Muitos outros famosos marcaram presença ao longo da semana. Entre os mais animados estavam o ator Samuel de Assis, o comentarista de Carnaval Milton Cunha, a jornalista Tia Má, a dançarina Lore Improta e as ex-BBBs Raquele e Beatriz Reis. João Lucas, que estreou sua carreira pop no lual da Thay, foi considerado uma grande revelação.

*Os jornalistas viajaram a convite da organização do evento.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do informado, o Festival de Parintins é no Amazonas e não no Pará. O texto foi corrigido.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Shows, babados, doação: como foi a maior edição do São João da Thay, no MA? - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade