Humberto Martins 'descamisado' na Globo rendeu ensaio nu com cachê generoso
Colaboração para o UOL, em São Paulo
10/06/2024 04h00
Humberto Martins, 63, alegou ter trauma pelos papéis descamisados em novelas da Globo, por sentir que a exposição de seu corpo para atrair o público diminuía sua qualidade como ator. Entretanto, foi graças ao sucesso em novelas em que surgiu descamisado que o artista foi convidado para posar nu, com direito a um cachê bastante generoso.
Relembre o ensaio nu
Martins tirou as roupas para as páginas da extinta revista Íntima no ano 2000. Na época, o ator estava no ar com um personagem descamisado em "Uga Uga", quando surgiu o convite para o ensaio nu.
Relacionadas
Ator admitiu que foi bem pago pelo ensaio. Em entrevista ao podcast Papagaio Falante, Humberto não revelou quanto recebeu, mas destacou que sua publicação foi uma coisa "chique", sem ser "despropositada".
Era uma coisa chique, fina? Claro que eu não ia fazer se fosse uma coisa chula e despropositada. Tanto que eu fui quem montou o roteiro das fotos. Não ia tirar a roupa gratuitamente.
-- Humberto Martins
Na primeira edição, Humberto fotografou como veio ao mundo em um veleiro. Na segunda, após uma boa proposta financeira, ele topou fazer nu frontal. As fotos foram feitas no Rio de Janeiro.
Ator ressaltou não ter tido problema para ficar peladão. Ele contou que andava despido nos bastidores do ensaio, entre a equipe da revista.
Depois teve a segunda edição, que eles queriam fazer um fotão, um nu frontal. A pedidos [do público]. Negociação pra lá, pra cá? Foi no estilo 'Brasil 500 anos', e eu fazia 'Uga Uga', vestido de índio, usando tanga. Aí resolvemos fazer assim. Teve uma proposta por trás. Tem que ter uma proposta por trás, porque gratuitamente não existe.
-- Humberto Martins
Trauma
No podcast Aloha, Humberto Martins disse que não curtia personagens descamisados. "As pessoas mandavam essa, tipo, 'a pessoa é famosa por causa disso' e acaba que não enxergam o ator. Isso teve um certo trauma sim para mim, porque eu imprimia bastante dramaturgia nos personagens, e muitos colegas me sacaneavam de chegar e falar 'não te reconheci porque você está de camisa'. Uma coisa pejorativa".
O ator destacou que esses personagens eram característicos de novelas escritas por Carlos Lombardi e que hoje o descamisado "não é mais pejorativo". "Acabou virando [um termo] ok. Era uma época testosterônica, vamos dizer assim, de novelas com embasamento muito hétero, e hoje mudou bastante".
Humberto Martins tem uma carreira consagrada em telenovelas da Globo. O ator protagonizou tramas de sucesso em que exibiu seu físico, como "Uga Uga" (2000) e Kubanacan (2003), ambas escritas por Carlos Lombardi. Atualmente, ele não mantém mais contrato fixo com a empresa e sua última novela foi "Travessia" (2022).