Marcos Uchôa diz que se demitiu da Globo para ajudar a derrotar Bolsonaro

Marcos Uchôa disse que parte de sua saída da Globo, em 2021, foi para se dedicar à política, mais precisamente, a ajudar a derrotar o então presidente Jair Bolsonaro (PL), nas eleições de 2022.

O que aconteceu

Uchôa, que apoiou a candidatura de Lula (PT) naquela eleição, disse que teria apoiado qualquer outro nome que tivesse força para derrotar Jair. "Eu pedi demissão da Globo em grande parte porque eu queria ajudar a não reeleger o Bolsonaro, quer dizer, eu teria feito campanha para qualquer pessoa que estivesse contra o Bolsonaro", declarou em entrevista ao podcast Futeboteco.

O ex-repórter da Globo destacou que, como Lula liderava a corrida presidencial, endossou a campanha petista. Entretanto, ele ressaltou que o PT cometeu erros de comunicação ao não expor erros da gestão bolsonarista.

Foi difícil, porque o Bolsonaro tentou de tudo [para vencer]. Acho que o PT fez um erro de comunicação muito claro, logo na largada [da campanha], que foi não mostrar para a população como o Brasil estava com o Bolsonaro, para que os brasileiros vissem o tamanho do prejuízo que aconteceu, os danos que [o bolsonarismo] causou.

O jornalista também avaliou a atual gestão Lula, que ele disse estar bem, com "inegável" melhora na economia e na imagem do Brasil. "Eu acho que o governo está bem, a economia cresceu 3% no ano passado, o agronegócio abriu mercado com países que não faziam negócio com o país, a economia saiu de décima terceira para oitava maior [do mundo], houve uma recuperação internacional da imagem do Brasil, sem dúvidas".

Marcos Uchôa deixou a Globo em 2021, após 34 anos na emissora. Posteriormente, ele se filiou ao PSB e chegou a se lançar como candidato a deputado federal pelo Rio de Janeiro, mas desistiu na reta final. Sem concorrer a cargo público, ele ajudou nas campanhas de Lula para presidente, e na de Marcelo Freixo ao governo do Rio de Janeiro — Freixo não conseguiu vencer. No ano passado, Uchôa passou a comandar o programa "O Brasil no Mundo", transmitido pela estatal EBC.

Deixe seu comentário

Só para assinantes