Topo

Entre recordes e discurso na ONU: 11 momentos em que BTS fez história

BTS está comemorando 11 anos de carreira Imagem: Divulgação BigHit

Camila Monteiro

Colaboração para Splash de Pelotas (RS)

11/06/2024 12h00

O BTS completa 11 anos de carreira na quinta-feira (13). Por isso, faremos uma "Semana Bangtan Sonyeondan" aqui em Splash. Enquanto Jin não sai do Exército e o Festa 11 no Estádio de Jamsil não acontece, separamos 11 momentos marcantes da carreira de um dos maiores grupos da história da música.

1. A trilogia HYYH

É sempre complicado e contraproducente discutir qual é o melhor disco de um grupo que possui vários highlights na carreira. No entanto, a trilogia "HYYH" pode ser considerado a grande chave de virada do grupo. Com músicas marcantes, históricas tocantes e bem executadas e uma estética nostálgica, são três discos que todo mundo que quer conhecer o grupo precisa escutar, ler as letras das músicas e assistir aos MVs. Foi o ínicio do BU, Universo de BTS. "HYYH" significa "hwayangyeonhwa", cuja tradução livre é o momento mais bonito da vida.

Relacionadas

2. Primeiro daesang da carreira do grupo

Um dos momentos mais inesquecíveis tanto para o grupo quanto para o fandom foi a primeira vez que eles receberam um daesang, prêmio máximo dentro da indústria de k-pop, no MMA 2016. A cena é emblemática, nenhum deles acreditou no que estava acontecendo. Eles foram o primeiro grupo fora das empresas BIG 3 (na época eram SM, YG e JYP) a receber o troféu com o excelente "The Most Beautiful Moment in Life: Young Forever".

4. O recebimento da medalha por mérito cultural do governo coreano

Em 2018 o grupo se tornou o mais jovem na história a receber a medalha de mérito cultural do governo sul-coreano. BTS foi considerado merecedor da honraria pelo serviço ilustre que eles prestam no campo da cultura, arte, economia e desenvolvimento nacional cultural. O evento foi recebido com muito orgulho pelas armys, por finalmente serem reconhecidos por órgãos oficiais.

5. O discurso de Namjoon na ONU

Em 2018, um dos anos-chave pro crescimento do grupo mundialmente com os discos "LY: Tear" e "LY: Answer", BTS foi o primeiro grupo de k-pop a ser convidado a falar em um evento da ONU. Com o objetivo de chamar atenção de jovens e com apoio da UNICEF, o programa "Geração sem limites" recebeu um discurso potente e muito bonito do líder do grupo, Kim Namjoon. O rapper reiterou que não importa da onde a pessoa vem, nem a cor, nem o gênero, ela merece ser ouvida e ter uma vida digna.

6. Os dois shows históricos da Speak Yourself em Wembley

Lotar arenas e estádios não é nenhuma novidade para as armys, fãs do grupo ou até mesmo para os integrantes. Já fizeram isso em praticamente todos os continentes. No entanto, um dos maiores marcos da carreira de Bangtan aconteceu no fim de semana 1 e 2 de junho de 2019, com dois shows esgotados em Wembley, em Londres. Visivelmente emocionados por estarem em um palco histórico - citaram Queen inclusive -, os fãs cantando "Young Forever" enquanto os sete choravam é sem dúvida um dos momentos mais inesquecíveis da carreira deles.

7. O impacto econômico que o grupo possui no país

Todo esse sucesso e reconhecimento do grupo acabou fazendo de Bangtan uma força na economia do país. De acordo com dados do Instituto de pesquisa da Hyundai, em dez anos de carreira o grupo gerou mais de US$ 32,6 bilhões ao país, atraindo quase um milhão de turistas por ano. BTS consegue atingir números de grandes empresas sul-coreanas como a companhia aérea Korean Air.

Para o aniversário de dez anos do grupo, ano passado, o Korea Post, correio sul-coreano, lançou selos especiais de BTS para comemorar a data. Cerca de 1,5 milhões de selos foram vendidos em todo país.

8. Três performances icônicas em premiações: MAMA 16, MMA 18 e 19

O grupo possui muitas performances marcantes, mas essa são consideradas por muitos fãs as melhores que eles já tiveram na carreira. É só dar o play e entender o porquê.

MAMA 2016

MMA 2018

MMA 2019

9. Donos do prêmio social artist no Billboard Music Awards

BTS venceu tanto a categoria social artist, votada pelo público, que a Billboard resolveu extinguir o prêmio. Com milhões de menções, os fãs faziam tanto barulho que a premiação que era dada apenas no pré-show, entrou na programação principal. Não aguentaram a fama deles pelo visto.

10. A cidade de Busan toda roxa esperando "Yet To Come - The City Busan"

Logo antes de os integrantes começarem seus respectivos serviços militares, o grupo fez um show especial na cidade de Busan, que estava sendo promovida como uma das concorrentes ao World Expo. Com dois membros nascidos lá, Jimin e Jungkook, o grupo lotou o estádio Busan Asiad, com capacidade para mais de 53 mil pessoas. A cidade parou para o evento, ficou totalmente pintada de roxa, cor oficial do grupo. O evento ocorreu em outubro de 2022.

11. O impacto na vida dos fãs em todo o mundo

Provavelmente o maior feito de todos da lista, o impacto gigantesco que o grupo teve na vida de milhões de fãs é algo extremamente valioso para todos os envolvidos (fãs e membros). Sejam fãs que estão com eles até hoje, ou pessoas que os acompanharam por um período, eles entraram na vida das pessoas no momento em que elas mais precisavam. A música tem esse poder, principalmente quando as letras fazem sentido em determinados momentos da vida das pessoas. BTS conseguiu fazer isso de forma brilhante.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Entre recordes e discurso na ONU: 11 momentos em que BTS fez história - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade