Bellotto revela a melhor parte da turnê Titãs Encontro: 'Mal se conheciam'
Guitarrista dos Titãs, Tony Bellotto acredita que a turnê Titãs Encontro, que aconteceu ao longo de 2023, teve vários pontos positivos, mas a coisa mais legal foi a relação dos filhos dos artistas.
Alguns dos nossos filhos mal se conheciam. Outros eram muito pequenos quando o pai saiu da banda. Houve um entendimento muito grande entre eles.
Tony Bellotto, em entrevista a Splash
Os herdeiros da banda criaram até mesmo um grupo no WhatsApp, intitulado de "TeenTãs", uma brincadeira com o nome Titãs e "teen", que significa "adolescente" em inglês. "Estão todos lá, desde a minha filha [Nina], que tem 42 anos e é a mais velha do grupo, até os mais novinhos."
Quando acabava o show, os Titãs já estavam cansados, então subíamos para o quarto e íamos descansar. Já os TeenTãs continuavam na balada, no after do show, conversando e rindo. Foi muito legal essa relação deles.
Tony Bellotto
Os shows da reunião marcaram a primeira vez que todos os membros da banda subiram ao palco juntos para apresentações desde o início da década de 1990. Além do trio atual, composto por Bellotto, Branco Mello e Sérgio Britto, se juntaram Charles Gavin, Paulo Miklos, Arnaldo Antunes e Nando Reis. O músico Liminha representou Marcelo Fromer, morto em 2001. Foram 23 shows, com um público total de 600 mil pessoas, além da apresentação no Lollapalooza 2024.
Titãs Encontro
A gente está com 42 anos de carreira, e estamos sempre renovando o público. Isso é a coisa mais importante para nós. E estamos sempre com o mesmo entusiasmo, desde o começo, querendo fazer coisas novas e surpreender a nós mesmos, surpreender o público. É muito legal estar nessa balada aqui há tanto tempo.
Bellotto, sobre balanço da turnê
Aos 63 anos, o músico encarou a maratona de shows com tranquilidade, e diz que o segredo é ter amor pelo que faz. "É o que a gente faz desde garoto. Foi puxada, mas foi muito recompensadora também. Foi uma turnê gloriosa", pondera.
Acho que consolidou muito o nosso nome como uma grande banda. Uma banda que tem muito sucesso, mas que também aceita novos desafios.
Tony Bellotto
Splash conversou com Bellotto durante evento do Disney+, no Rio. O streaming foi o responsável pela produção "Bios. Vidas que Marcaram a sua: Titãs", um documentário que revive a história da banda, lançado em 2022.
Segundo o guitarrista, o título precedeu as comemorações dos 40 anos da banda, criação de um disco de músicas inéditas — o "Olho Furta-cor" — e a própria turnê Titãs Encontro. "Tudo começou na 'Bios', esse documentário muito legal."
Futuro
Agora, os ex-membros seguem seus caminhos, e nós, os Titãs, estamos lançando um novo trabalho, microfonado, uma coisa diferente. A gente segue em frente.
Tony Bellotto
Ainda há o que ser explorado do Titãs Encontro: Malu Mader, esposa de Bellotto, registrou a turnê, então existe a possibilidade de um documentário ser lançado. "Agora a gente vai ver com calma como faz e o que faz com todo esse material. Mas ela [Malu] ficou presente na maior parte dos shows, de ensaio, de cenas de bastidores, gravando tudo! Temos um material incrível em casa", promete o músico.
*A jornalista viajou ao Rio a convite do Disney+