Este vencedor do Oscar de Melhor Filme foi dedicado a um corvo; entenda

Vencedor de três Oscars em 2019, incluindo o de Melhor Filme, "Green Book - O Guia" possui vários aspectos curiosos em seus bastidores. O longa - que pode ser visto no Prime Vídeo -, refere-se ao verdadeiro "The Negro Motorist Green Book", um guia publicado por Victor Hugo Green entre 1936 e 1967, que indicava estabelecimentos seguros para motoristas e viajantes negros nos Estados Unidos, um recurso vital em uma época de segregação racial.

Para quem prestou atenção nos letreiros finais, há outro item: o filme é dedicado a "Larry the Crow", um corvo que acompanhou boa parte das filmagens. O pássaro foi atingido por um carro durante a produção, mas recebeu cuidados especiais do próprio Viggo Mortensen.

A trama em si também é interessante. "Green Book" acompanha a história de Tony Lip (Viggo Mortensen), um dos maiores fanfarrões de Nova York, que se vê desempregado após o fechamento da discoteca Copacabana. Em busca de trabalho, ele aceita o convite para ser motorista e segurança de Don Shirley (Mahershala Ali), um pianista negro que precisa de companhia durante sua turnê pelo sul dos Estados Unidos na década de 1960. Inicialmente, os dois homens se chocam devido a suas personalidades e estilos de vida opostos, mas, à medida que a viagem avança, desenvolvem um vínculo genuíno.

O filme surpreende pelo seu potencial dramático, especialmente por ser dirigido por Peter Farrelly, conhecido por comédias pastelão como "Debi & Lóide - Dois Idiotas em Apuros" e "Quem Vai Ficar Com Mary?". Apesar da mudança de gênero, Farrelly mantém seu toque de humor nas atitudes e diálogos de Mortensen, proporcionando um alívio cômico em meio ao drama racial e social abordado.

Além do Oscar, o filme fez bonito no Festival de Toronto, onde estreou, e recebeu o People's Choice Award. No Globo de Ouro, obteve cinco indicações e levou três troféus: Melhor Filme Musical ou Comédia, Melhor Ator Coadjuvante para Mahershala Ali, e Melhor Roteiro Original.

Filme: Green Book

  • Direção: Peter Farrelly
  • Ano: 2018
  • Gênero: Drama
  • Onde ver: Prime Vídeo

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.