Decapitação, estupro: série traz guerra que teve início em presídio no RJ

"O Jogo Que Mudou a História" estreia nesta quinta-feira (13) no Globoplay. A série conta como surgiu o crime organizado no Rio de Janeiro, começando por uma "guerra" entre facções no presídio de Ilha Grande entre as décadas de 1970 e 1980.

Cenas fortes

Estupro coletivo e decapitação são representados logo no primeiro episódio da trama. Splash teve acesso aos dois primeiros capítulos. História é baseada em facções reais da capital carioca e se destaca por trazer cenas fortes.

Poderia ser uma coisa muito traumatizante fazer essa cena (de estupro). Mas a preparação de elenco nos levou a criar o ambiente sem ultrapassar limites de violência. Ao mesmo tempo em que eu sentia agonia e aflição, de não conseguir respirar direito, sabia que estava seguro. Era o que precisávamos para a cena.
Ravel Andrade em coletiva de imprensa

Ravel interpreta o protagonista Egídio. Sem histórico criminoso ou de militância política, ele é preso após atropelar a filha de um general. Em Ilha Grande, conhece Jesus Pedra (Raphael Logam), um carcereiro iniciante.

Ravel Andrade interpreta Egídio em "O Jogo Que Mudou a História"
Ravel Andrade interpreta Egídio em "O Jogo Que Mudou a História" Imagem: Bernardo Jardim/Globoplay

Na prisão, dois grupos brigam pelo comando. De um lado a falange "Jacaré"; e do outro a "Turma do Fundão", a futura "Falange Vermelha", composta por presos políticos e assaltantes de banco. Entre os líderes do segundo grupo estão Chico da Cavanha (Rômulo Braga), Mestre (Bukassa Kabengele) e Hoffman (Babu Santana).

O mérito é mostrar que aquelas pessoas são, de fato, seres humanos num contexto social muito complicado e são desumanizadas. Não conta apenas todo o surgimento do narcotráfico e sua cumplicidade, mas também como o Brasil interage com seu povo.
Babu Santana

Babu protagoniza cena de decapitação. Na série, Hoffman se irrita com detentos que praticaram estupros coletivos e os pune diante dos demais presos. Na sequência, personagem exibe a cabeça de Naíba (Ivson Raneiro) aos colegas.

Além da prisão, série se desenvolve nas comunidades fictícias Padre Nosso, Parada Geral e Morro da Promessa. Desentendimentos terminam em uma briga durante uma partida de futebol.

Continua após a publicidade

Jonathan Azevedo interpreta Gilsinho, carismático líder do tráfico no Morro da Promessa. Também fazem parte do elenco Vanessa Giácomo, Jailson Silva, Pedro Wagner, João Fernandes, Fabrício Assis, Samuel Melo e Alli Willow.

Série conta com talentos da Globo entre artistas convidados. Otavio Muller, Julio Andrade, Leonardo Bricio, Natália Lage, Marcelo Serrado, Marcello Melo Jr., Wilson Rabelo, Jimmy London, Lucio Mauro Filho e André Mattos participam da obra.

Criada por José Junior, série conta com dez episódios. A produção foi realizada em parceria com a AfroReggae Audiovisual, de "Arcanjo Renegado", "A Divisão" e "Betinho: No Fio da Navalha", séries de sucesso do Globoplay.

Deixe seu comentário

Só para assinantes