Oradukapeta, 'ópera' e política: trajetória de Sérgio Mallandro tem de tudo
Colaboração para Splash*
12/06/2024 04h00
Com estreia marcada para 13 de junho nos cinemas, o filme "Mallandro, o errado que deu certo", revive episódios da vida de Sérgio Mallandro.
Relembre fatos da trajetória do apresentador:
Silvio Santos
Você sabia que foi Silvio Santos quem "descobriu" Mallandro? Foi assim que ele acabou entrando para alguns dos quadros do programa dominical do patrão. Com a inauguração do SBT, ele passou a apresentar o programa de auditório "O Povo na TV", junto com outros artistas.
Sua atuação como jurado do "Show de Calouros" o levou a vitória em cinco oportunidades no Troféu Imprensa. O sucesso fez com que ele ampliasse o alcance de sua carreira e começasse a fazer filmes também.
"Oradukapeta"
Já pensou em um programa infantil com esse nome? Mallandro comandou essa atração no SBT entre 1987 e 1990. Nela, criou uma de suas atrações mais famosas: a "Porta dos Desesperados".
O quadro consistia em três portas, sendo que uma deveria ser escolhida pelo participante. Enquanto atrás de uma havia prêmios, das outras duas saiam "monstros".
Mudança para a Globo e amizade com Xuxa
Em 1990, Mallandro deixou o SBT e se mudou para a Globo, onde ficou até 1993. Na época, ele passou a apresentar o "Show do Mallandro" e a participar da "Escolinha do Professor Raimundo".
Muito amigo de Xuxa, ele ainda ficou lugar da loira durante duas férias da apresentadora, além de ter apresentado o "Paradão da Xuxa" junto com a mãe de Sasha. Por falar na amizade, Mallandro esteve com ela no filme "Lua de Cristal", de 1990. Pela Xuxa Produções, ele ainda esteve em "Sonho de Verão" (1990), "Inspetor Faustão" (1991) e "Mallandro" (1991).
Passeio por outras emissoras
Ao deixar a Globo, Sérgio Mallandro foi para a CNT, onde apresentou "Tudo Por Brinquedo". No ano seguinte retornou para o SBT para apresentar o "Programa do Mallandro". Ele ficou na emissora de Silvio Santos até 1996.
Na sequência, passou por Manchete e Gazeta. Nessa última, causou polêmica ao aparecer ao lado das modelos de biquíni intituladas Mallandrinhas — grupo que revelou Lívia Andrade — e veicular pegadinhas, algumas entre elas de teor homofóbico. Posteriormente, o próprio apresentador reconheceu que as brincadeiras eram de mau gosto e se desculpou com a comunidade LGBTQIA+.
Em 1999, ele conquistou um feito inédito para a emissora, liderando a audiência por mais de 60 minutos, ficando à frente da Globo. Eufórico com a situação, ele acabou quebrando parte do cenário da atração que apresentava, mas garantiu que pagaria por tudo do próprio bolso.
História de cinema
Em 2007, Mallandro ganhou um curta-metragem para chamar de seu. "Ópera do Mallandro", de André Moraes, foi exibido no Festival de Cinema do Rio e conquistou o prêmio de vídeo mais acessado no site MySpace.
Participação e apoio de famosos. Além de cantores consagrados, como Caetano Veloso, Sidney Magal, Luciana Mello e Jair Oliveira interpretando canções de Sérgio Mallandro, o filme contou com a participação de artistas como Lázaro Ramos, Wagner Moura, Lucio Mauro Filho, Michel Joelsas, Taís Araújo, Luciano Szafir e Ângelo Paes Leme.
Política
Assim como muitos artistas, Mallandro se arriscou na carreira política. Em 2008, ele se candidatou a vereador pelo PTB, em São Paulo. No total, ele recebeu 22.066 votos, o equivalente a 0,37% dos votos válidos, e não sue elegeu.
'A Fazenda'
Depois de voltar para a CNT em 2009, Mallandro foi para a Record participar do reality show da emissora em 2010. Ele acabou sendo o quarto eliminado, com 48% dos votos.
Mais um reality show
Em 2012, Mallandro assinou um contrato com o canal Multishow. Além de apresentar um talk show, o "Papo de Mallandro", ele se tornou tema do reality show "Vida de Mallandro", que mostrava a sua rotina e de sua família, uma vez que o humorista e a ex-mulher dividiam a casa com o primogênito, Sérgio Tadeu.
Projetos atuais
Hoje, Mallandro está de volta ao cinema, fazendo shows de stand-up comedy pelo Brasil e no comando de um podcast, o "Papagaio Falante". Em entrevista a Splash, ele disse que se sente como se fosse um "protagonista da novela do horário nobre da TV Globo".
*Com reportagem publicada em 12/10/2018